16 de julho de 2010

Governo Aécio Neves é destaque na agricultura familiar!


Minas é destaque na agricultura familiar; assistência rural cresce 80% em 8 anos

Governo de Minas presta assistência a mais de 444 mil agricultores

O trabalho de assistência e extensão rural para a agricultura familiar desenvolvido pelo Governo de Minas cresceu 80% entre 2002 e 2010. Os técnicos da Emater-MG orientam e colaboram para o crescimento da produção e da qualidade de vida de 444 mil pequenos agricultores. O número é muito superior ao que era há nove anos, quando a empresa atendeu 246 mil agricultores familiares do Estado.

Minas conta com 437 mil propriedades da agricultura familiar, cerca de 10% do total do país, segundo os dados do Censo Agropecuário do IBGE. O número dos estabelecimentos familiares também representa 79% de todas as propriedades rurais do Estado. Nos últimos anos, a Emater-MG ampliou o número de escritórios no interior para atendimento aos agricultores. A empresa está presente em 790 municípios. A agricultura familiar de Minas é responsável por 84% da produção estadual de mandioca, 47% da produção de milho, 45% da produção de leite e 32% da produção de feijão e café.

O produtor Luiz Carlos Rodrigues Oliveira, de Montes Claros, no Norte do Estado, começou a produzir doces cristalizados com a orientação da Emater-MG. Ao lado da esposa, fabrica 300 quilos de doces por mês.

“Hoje, estou andando graças à Emater. Tudo começou há nove anos com um curso dado pelos técnicos da empresa. Já tenho clientela garantida e também viajo para outros municípios para participar de feiras. Antes trabalhava em um restaurante, mas agora está bem melhor”, comemora. Um dos principais programas desenvolvidos pelo governo do Estado para a agricultura familiar é o Minas Sem Fome. Com recursos estaduais de R$ 8 milhões e mais R$ 8,8 milhões de emendas parlamentares, foram beneficiadas, no ano passado, 257 mil famílias com a implantação de horas comunitárias, lavouras de milho, feijão e sorgo, formação de pomares, implantação de pequenas agroindústrias, compra de tanques de resfriamento de leite e equipamentos de apicultura. A Emater-MG é responsável pela distribuição de mudas, sementes e adubos, além de prestar assistência técnica, organizar e capacitar os agricultores.


Café com qualidade internacional

Minas Gerais é o maior produtor nacional de café e responsável pela metade da safra brasileira. O café também é o segundo produto da pauta de exportação do Estado, atrás apenas do minério de ferro. Desde 2007, o governo de Minas desenvolve num programa de certificação de propriedades cafeeiras, beneficiando principalmente as pequenas propriedades.

O Certifica Minas foi o primeiro programa de certificação de café do país implantado por um governo estadual. As orientações para adequações das propriedades são feitas gratuitamente pela Emater-MG. As auditorias preliminares para conferir as mudanças de acordo com as exigências internacionais são realizadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Já a auditoria final, para a concessão do selo de certificação, é feita por uma empresa de reconhecimento internacional, com sede na Suíça.

A certificação é uma garantia para o consumidor de que as propriedades adotam boas práticas agrícolas em todos os estágios da produção, atendendo as normas ambientais e trabalhistas. A certificação também gera oportunidades para que os produtores conquistem novos mercados no exterior. Até o ano de 2011, o Estado deverá contar com 1.500 propriedades de café certificadas pelo Certifica Minas. Projeto Jaíba

Localizado no Norte do Minas, o Projeto Jaíba é a maior área irrigada do Estado. Cerca de 1,8 mil agricultores familiares produzem limão, manga, mandioca, maracujá e sementes de hortaliças. Todos os produtores familiares do projeto recebem assistência técnica gratuita do governo de Minas.


Fonte: PSDB

Nenhum comentário: