23 de julho de 2010

Aécio: " A candidatura de Anastasia é absolutamente natural!"


Entrevista do candidato ao Senado Federal, ex-governador Aécio Neves

Evento: Manifestação de apoio dos taxistas de BH e RMBH à reeleição do governador Antonio Anastasia e eleição ao Senado do ex-governador Aécio Neves e do ex-presidente, Itamar FrancoAssuntos: campanha política

Queria só que o senhor colocasse a posição do senhor em relação ao que o José Serra coloca em relação a Dilma Rousseff, de que ela é apenas um espelho do presidente Lula.

Essa foi uma frase que o presidente Fernando Henrique usou já há alguns meses, de que a ministra Dilma é reflexo de um líder, ainda não é um líder. Eu concordo, isso não é demérito nenhum, isso não é ofensa nenhuma. É a constatação da realidade. Ela representa hoje um conjunto de forças políticas, a sua candidatura reflete, sobretudo, a popularidade do presidente da República e a obra do seu governo. É legítimo que se faça essa constatação. Serra, ao contrário, é sim um político experimentado, passando por vários cargos, tendo sido eleito, tendo sido derrotado. Apenas foi essa comparação, que não deve ser vista pelos nossos adversários como uma ofensa.

Governador, ontem uma matéria da Folha de S. Paulo diz que o senhor só cita o Serra, só faz campanha para o Serra quando ele está em Minas. Até que ponto vai o seu envolvimento na campanha presidencial?

Aí eu peço aos que acompanham a nossa campanha em Minas Gerais é que devem constatar isso. A matéria é absolutamente equivocada e até já foi respondida ao jornal, talvez por isso mesmo não tenha sido publicada hoje. Basta caminhar pelo Estado e ver. Eu não sei se há um outro Estado onde o governador Serra tem estado tanto quanto Minas Gerais e onde haja um apoio tão amplo como ele tem em Minas Gerais. Nem em São Paulo há um apoio tão amplo do espectro partidário em favor de Serra, quanto o que ele tem aqui em Minas Gerais. É apenas olhar para a nossa campanha, olhar para o nosso material de campanha e você mesmo pode responder a essa pergunta.

Governador, o senhor mantém a perspectiva de que o governador Anastasia vença as eleições no primeiro turno aqui? Está mantida esta expectativa?

Acredito nisso porque é clara a ascensão do governador Anastasia e no momento em que as pessoas vão compreendendo o papel fundamental que ele teve na nossa ação de governo, na melhoria dos nossos indicadores sociais, há uma tendência natural do eleitor se aproximar de Anastasia. Nós sempre dissemos que respeitamos os nossos adversários, mas acreditamos que Minas tem um projeto que está em curso e para o qual ele teve uma participação fundamental. Há um nível de desconhecimento ainda expressivo em relação ao governador Anastasia, que principalmente após o início da propaganda eleitoral, será superado. Eu acredito que no momento em que a população mineira tiver o mesmo nível de conhecimento entre os dois candidatos, entre as suas histórias, entre os que eles representam para Minas Gerais, a tendência de Anastasia ganhar é muito grande. Até porque a sua candidatura foi ungida em Minas. Ela atende aos valores de Minas, ela foi uma construção natural das lideranças políticas e sociais de Minas Gerais. Ela não foi imposta a nenhum segmento, a nenhum partido político, ela não foi construída com base em intervenções. Portanto, acredito muito na política, nas coisas naturais. A candidatura de Anastasia é absolutamente natural.

Nenhum comentário: