6 de julho de 2010

Educação Minas 03: Das 15 cidades que mais subiram no ranking do Ideb, 9 estão no Estado

Sucessos em Minas
Das 15 cidades que mais subiram no ranking do Ideb, nove estão em Minas Gerais. E, em dois anos, o índice mineiro para o 1º ao 5º ano do ensino fundamental aumentou 0,9 ponto, elevando o estado da 5ª colocação nacional para a liderança. Os melhores exemplos de sucesso estão no interior. Dos 20 colégios com as notas mais altas no nível fundamental, apenas a Escola Estadual Barão de Macaúbas, é de Belo Horizonte. A unidade do Bairro Floresta, na Região Leste, atingiu desempenho de 6,1 do 6º ao 9º ano do fundamental.
Pequenas notáveis
Das 100 cidades mais bem colocadas no Ideb no 5º ano do fundamental, 80 são de Minas e de São Paulo. Entre os mineiros, os grandes destaques são os pequenos municípios, com menos de 10 mil habitantes. Claraval, no Sul; José Raydan, no Vale do Rio Doce; Soledade de Minas e Gonçalves, ambas no Sul, estão entre as 10 melhores do Brasil. Já nos anos finais do ensino fundamental, Minas fez bonito com as cidades de Jacuí, no Sul; Guiricema, na Zona da Mata; e Tocos do Moji, Sul de MG.
Particulares na frente
O atraso do ensino público brasileiro em relação ao privado é de três anos. Estudantes que completam o ensino fundamental em colégios particulares sabem, em média, mais que os formados no ensino médio público, mesmo com três anos de estudos a mais. Em matemática, a média dos alunos dos anos finais do fundamental na rede privada foi de 294 pontos (escala de zero a 500), das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Na rede pública, ao fim do ensino médio, a média foi de 266. Em português, a média foi de 279 pontos em particulares do último ano do fundamental, contra 262 nas públicas de ensino médio.
Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: