O Programa Cidadão Nota Dez / Brasil Alfabetizado, de alfabetização para jovens e adultos, foi indicado pelo Ministério da Educação para concorrer ao Prêmio Internacional de Alfabetização da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco 2009. O programa é desenvolvido pelo Governo Aécio Neves, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) / Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), em parceria com o Movimento de Educação de Base (MEB), e é o único programa no Brasil indicado pelo MEC em 2009.
O Prêmio Internacional de Alfabetização da Unesco é realizado todos os anos e premia a excelência e a inovação no domínio da alfabetização em todo o mundo, sendo que cada edição é voltada para uma temática diferente. Em 2009, o tema é Alfabetização e Habilitação e irá recompensar práticas inovadoras e documentadas sobre as competências básicas em leitura, escrita e aritmética, e que contribuem para a capacitação, permitindo às pessoas uma melhor direção e controle das suas vidas.
A seleção dos vencedores é feita por um Júri Internacional nomeado pelo Diretor-Geral da Unesco e a premiação está marcada para o dia 8 de setembro, Dia Internacional da Alfabetização.
Leia mais na integra: Minas em pauta
Nenhum comentário:
Postar um comentário