26 de agosto de 2009

Governo Aécio Neves oferece apoio na alimentação do gado leiteiro do Norte e Nordeste de Minas


Cerca de quatro mil pequenos produtores de leite das regiões Norte e Nordeste do Estado vão receber, a partir desta quarta-feira (26), sementes de sorgo para auxiliar na alimentação do gado leiteiro em períodos de seca. A ação será realizada pelo programa Leite pela Vida, coordenado pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), em parceria com o Governo Federal.

A primeira entrega de sementes será feita em Malacacheta, no Vale do Mucuri, em evento que deverá reunir cerca de 100 pessoas, entre pequenos produtores e representantes dos laticínios da região. Segundo o diretor geral do Idene, Walter Adão, a realização do evento para marcar a distribuição das sementes é uma forma de garantir a transparência da ação e fortalecer a rede social que envolve o programa.

O diretor de programas e projetos do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), Carlos Fernando Amaral, considera a entrega das sementes um grande avanço, pois uma das maiores dificuldades do pequeno produtor de leite, que abastece o Leite pela Vida, é a alimentação do gado no período de estiagem. “O capim fica inviável para alimentar o gado, mas o sorgo resiste à seca. A falta de alimento para o gado acarreta baixa na produção de leite e, consequentemente, desabastecimento. Agora, com esta ação complementar do programa, as falhas na distribuição não acontecerão mais”, completa.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Nenhum comentário: