3 de agosto de 2009

Graças à ação do Governo Aécio Neves obras do Aeroporto Industrial serão retomadas


Graças a uma ação articulada do Governo Aécio Neves por meio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), juntamente com a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), as obras do Aeroporto Industrial (AI) serão retomadas em breve pela Simbel Construções e Empreendimentos.

Depois de dois meses de embargo determinado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), por supostas irregularidades ambientais, a obra foi liberada atendendo a um recurso interposto pela Infraero. A liberação foi concedida de forma plena, pois houve sensibilidade do ICMBio em apreciar os argumentos do Estado de Minas Gerais ao defender a correção da licença existente, reconhecendo que as obras vinham sendo executadas há sete meses sem provocar nenhum dano ambiental, por se tratar de área já alterada por atividades humanas, e sem infringir qualquer dispositivo da legislação ambiental.

A retomada das obras é estratégica para o desenvolvimento do Vetor Norte de Belo Horizonte e estão inseridas em um grande esforço do Governo de Minas, que definiu uma ampla linha de atuação em apoio à iniciativa privada visando a conquista do mercado externo, através do Projeto Estruturador “Inserção Competitiva das Empresas Mineiras no Mercado Internacional.”

Os recursos estimados em R$ 10 milhões para a implantação do AI são provenientes daquele projeto e as obras estão sob responsabilidade daCompanhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), vinculada à Sede. Paralelamente à implantação do AI, a Sede vem promovendo entendimentos visando a atração de empresas de alta tecnologia para instalação ali de seus projetos, todos tecnologicamente limpos, portanto, não estarão enquadrados como empreendimentos classificados com potencial ou efetivamente poluidores na legislação brasileira. Esses entendimentos serão intensificados a partir de agora.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Nenhum comentário: