13 de agosto de 2009

Filiados tucanos já podem se inscrever para participar das prévias

Em reunião da Executiva Nacional do partido realizada nesta terça-feira, dia 11, o presidente Sérgio Guerra comunicou que a partir desta quarta-feira, dia 12, estaria disponível no site da legenda (http://www.psdb.org.br/) o "Espaço do Filiado" para a inscrição de filiados interessados em participar das prévias para a escolha do candidato à Presidência da República.
O prazo será encerrado no próximo dia 30 de novembro e somente aqueles filiados desde outubro de 2008 poderão participar. A data de abertura e prazo final para as inscrições estão estabelecidos na Resolução Nº 026/2009, do último dia 11.
Ainda durante da reunião da Executiva, Guerra descreveu o cenário do PSDB em todos os Estados do País e traçou com os demais integrantes objetivos e metas para fortalecer o partido no pleito do próximo ano. Ele comunicou ainda que, até o final do ano, o partido continuará os encontros regionais para debater temas e colher propostas que podem constar do programa do partido para 2010. Depois de debater os programas sociais na Paraíba e o agronegócio no Paraná, no próximo dia 22 os tucanos estarão em Sergipe para discutir o Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social.

No debate sobre as prévias, o secretário-geral do partido, deputado Rodrigo de Castro (PSDB/MG), afirmou que, na elaboração da Resolução, os diretórios os estados foram consultados. "Escutamos vários estados durante todo o processo e buscamos a solução mais equilibrada possível", explicou Rodrigo que foi o responsável pela elaboração do processo das prévias. O deputado salientou a importância da internet no processo de inscrição do interessado em participar das prévias.
"Trata-se de uma ferramenta democrática e acessível a todos. Quem não tiver computador em casa ou no trabalho poderá acessar a web em telecentros, lanhouses ou nos diretórios do PSDB". A Executiva aprovou, por unanimidade, a regulamentação das prévias internas, no último dia primeiro de julho. De acordo com as regras, será levado em consideração o peso eleitoral de cada estado para a computação dos votos. Ou seja, estados como São Paulo e Minas, primeiro e segundo colégio eleitoral do país, respectivamente, terão peso maior.

O PSDB trabalhava na elaboração do documento desde março, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu a consulta feita pela legenda sobre os moldes que as prévias deveriam seguir. Os ministros do TSE informaram que o partido poderia realizar a consulta em qualquer data, mas que ela deveria ser limitada aos filiados da legenda. A partir de então, o PSDB deu início a uma rodada de consultas aos seus diretórios estaduais para construir uma proposta de consenso.

Fonte: Agência Tucana

Nenhum comentário: