25 de agosto de 2009

Curta Metragem, feito por meio Programa de Formação em Audiovisual do Governo Aécio Neves, participa de Festival Internacional


O curta metragem ‘Ausência’, realizado por quatro adolescentes de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, está sendo apresentado, nesta semana, na Mostra KinoOikos Formação do Olhar do 20º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. A produção é resultado da oficina Teoria e Prática do Filme Documentário, realizada pela Associação Filmes de Quintal, por meio do Programa de Formação em Audiovisual do Governo Aécio Neves coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. ‘Ausência’ tem como cenário a casa onde ainda habitam as lembranças dos filhos que, aos poucos, deixaram a casa da mãe, onde fotografias, cartas e camas feitas suavizam a solidão.

‘Ausência’ foi realizado pelos adolescentes Claudirene Gomes, Jéssica Borges, Marcelo Barreto e Nídio Xavier, sob a coordenação de Carla Maia, Pedro Aspahan e Rafael Barros.

Através do programa de Formação em Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, 60 alunos vivenciaram todas as etapas da produção de um documentário. A oficina gerou nove curtas metragens marcados por temáticas e referências culturais diferenciadas. As oficinas foram realizadas nas cidades de Alfenas, Araçuaí e Diamantina, entre os meses de novembro e dezembro de 2008.


Matéria publicada: Minas em pauta

Nenhum comentário: