3 de agosto de 2009

Bioenergia: Governo Aécio Neves assina termo de cooperação técnica com a Itália


O Governo Aécio Neves por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) assinaram um termo de cooperação técnica com a Região do Piemonte, Itália. Foram discutidos os projetos do Programa Estratégico de Colaboração em Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entre Minas e Piemonte. Na área de Bioenergia, o projeto, já pronto e aprovado pelos dois estados, prevê investimentos de €1.000.000,00. O objetivo do encontro foi inserir a Fapemig nas ações de cooperação já existentes com a região do Piemonte e Saarland, na Alemanha, além de abrir novas possibilidades de cooperação.

Participaram da missão o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, e a assessora de Parcerias Internacionais da Sectes, Mariana Yazbeck. Eles visitaram o Politécnico de Torino (Polito) para participar de uma reunião com Silvana Rizzioli, representante da Fiat Brasi, e com o reitor do Polito, Francesco Profumo.

Durante a missão, foi discutida a possibilidade da expansão de dois novos programas: o Programa de Intercâmbio Estudantil em Mobilidade Automotiva e o Programa de Design e Integração Competitiva do Território – Estrada Real, com o envolvimento e coordenação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e do Centro Minas Design (CMD). O presidente da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), Alfredo Gontijo, foi indicado pelo secretário Alberto Portugal para coordenar o programa de mobilidade no Brasil. Para formalizar a parceria, a Fapemig propôs a assinatura de um acordo entre a Fundação e o Polito. Com estas ações, o Governo de Minas consegue promover a inovação no Estado e tornar Minas referência na economia do conhecimento.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Nenhum comentário: