1 de julho de 2014

Ética na vida pública e coerência partidária fizeram de Aloysio Nunes vice-presidente de Aécio

 Fonte: Jogo do Poder

Discursos do candidato à Presidência da República, Aécio Neves, e do vice na chapa Aloysio Nunes


O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, anunciou, nessa segunda-feira (30/06), durante reunião em Brasília, a escolha de Aloysio Nunes como vice na chapa do partido que disputará as eleições deste ano.

A seguir, os principais trechos dos discursos.

AÉCIO NEVES

Estamos hoje reunidos, a Executiva nacional do PSDB, com o respaldo e o apoio de todos os outros sete partidos que nos acompanham nessa caminhada para cumprirmos uma importantíssima etapa na nossa trajetória, na nossa caminhada na busca do reencontro do Brasil consigo mesmo. Com desenvolvimento, com a respeitabilidade e, sobretudo, com avanços sociais.

Hoje tenho a alegria enorme de poder anunciar como meu companheiro de chapa o senador Aloysio Nunes Ferreira, líder do PSDB no Senado Federal. A indicação do senador Aloysio como meu companheiro de chapa é uma homenagem à coerência, matéria-prima essencial à vida pública e lamentavelmente hoje em falta no Brasil. A trajetória exemplar de Aloysio durante toda sua vida, sempre na defesa da democracia, da liberdade, da ética na vida pública, fazem com que a partir de agora nossa caminhada se fortaleça e se fortaleça enormemente.

As razões para a escolha de Aloysio em um momento em que tínhamos tantos outros nomes extremamente qualificados resumiria dizendo que não foram as conveniência da campanha, mas sim os interesses do Brasil que me levaram a essa decisão. Quando se olha uma chapa, é natural, até porque o histórico não muito remoto da vida pública brasileira certamente nos permite esse encontro com a história, sempre que se olha uma composição de chapa olha-se o vice-presidente da República, ou o candidato a vice, como alguém que eventualmente possa assumir a Presidência da República.

Aloysio Nunes não é apenas um homem para ser vice-presidente da República. É um nome que em qualquer eventualidade está absolutamente preparado para presidir o Brasil. A sua qualidade intelectual inegável, a sua postura política irretocável, respeitada inclusive por seus adversários, fizeram com que chegássemos aqui hoje a essa decisão que politicamente me parece acertada e, do ponto de vista pessoal, me alegra muito.

A verdade é que o nosso destino é o futuro. E o nosso desafio é fazermos uma bela travessia com coragem e com responsabilidade para chegarmos a esse futuro. Futuro que almejam todos os brasileiros.

Quero dizer a cada um e a cada um dos companheiros que nos ajudaram nessa caminhada até aqui que esse nosso destino hoje está mais próximo, com a chegada na campanha, agora como candidato à Vice-Presidência da República e homem público integrado, honrado, competente e que honra a boa política brasileira, Aloysio Nunes: bem-vindo a essa belíssima travessia que vamos fazer em busca de um Brasil que seja de todos. Não na propaganda, mas na vida cotidiana de cada brasileiro.

Estou absolutamente honrado, não apenas pela presença de Aloysio na chapa, mas pela forma como ela se dá com essa emoção, com essa determinação. Acho que isso que conseguimos construir entre nós, essa crença de que não é um projeto de um partido político, muito menos de uma coligação, que está em jogo, é um projeto de Brasil.

Cada vez mais estamos encarnando um sentimento amplo na sociedade brasileira que quer, em parte, sim, se reconciliar com a boa política. E a nossa responsabilidade e mostrar que isso é possível. O senador Aloysio soma, e muito, sob todos os aspectos, a essa caminhada, como o senador mais votado da história do Brasil, mas, sobretudo, pelo homem íntegro e honrado que é.

Estou extremamente feliz em termos podido chegar, não eu pessoalmente, o que seria muito fácil, mas o conjunto das forças que nos apoia, de forma unânime e convergente, ao seu nome. A partir de agora vamos caminhar de mãos dadas pelo Brasil pregando o novo, a ética, a responsabilidade e também a eficiência na vida pública.

O anúncio está feito e reitero que fiquei muito feliz de poder ter tido a aceitação também do senador José Agripino para coordenar a nossa campanha, mostrando que não será uma campanha de um partido, será uma campanha de um conjunto de forças políticas.

Desde ontem em São Paulo, com as últimas conversas que tive recebi, quando caminhávamos para essa decisão, dois apoios absolutamente entusiasmados a essa indicação, que se somam a um terceiro, entre tantos que eu já havia recebido há alguns dias. O primeiro deles foi o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que será sempre para nós uma referência não pelo que fez, mas pelo que ainda pode fazer pelo Brasil, e estará ao nosso lado também nessa caminhada para enorme orgulho de todos nós. Ele também achava que essa era a decisão mais adequada.

Recebi duas manifestações de apoio irrestrito à presença do senador Aloysio na chapa, representando o sentimento de todos os demais companheiros do partido. Do ex-governador José Serra, que terá também na nossa campanha um papel muito relevante, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Todos eles considerando que a presença do senador Aloysio fortalece a nossa chapa nacionalmente, e em especial no estado de São Paulo.

ALOYSIO  NUNES

Quero, em primeiro lugar, ainda bastante emocionado, mesmo depois que o Aécio ter, ontem à noite, depois de ter pedido autorização à minha mulher, Gisele, que aqui está, formalmente me dado a imensa honra deste convite, que eu de pronto aceitei, me preparava para este momento, mas continuo ainda bastante emocionado por este momento da minha vida política.

Me lembro de tantos anos atrás, quando comecei a minha militância política, eu, hoje um homem de 69 anos, olho para um jovem de 18 anos, olha para este jovem que começou a militar quando ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo, e pergunto: será que sou eu mesmo? Acho que sou.
Claro que o tempo passou, as experiências se acumularam, alguns sonhos se desfizeram, a alma foi sendo limada pelo tempo, pelas asperezas da vida, mas basicamente, as minhas convicções são as mesmas. Convicção em torno da democracia, da liberdade, do pluralismo e a convicção da luta pela igualdade.
Lembrava agora há pouco ao Aécio que os nossos caminhos se cruzaram efetivamente quando ele foi candidato a líder do PSDB na Câmara dos Deputados. Faz muitos anos isso. E o Aécio me convidou para ser o seu primeiro vice-líder. A história está se repetindo. E fiquei muito feliz. Recebi do Aécio as lições de vida parlamentar que me inspiraram e me inspiram até hoje. Procurei cumprir com zelo e dedicação as determinações, as incumbências, as tarefas políticas da vice-liderança e ser um companheiro do Aécio.
Depois que o Aécio foi eleito presidente da Câmara, teve uma trajetória brilhante que todos nós conhecemos e que o credencia hoje a ser o nosso presidente da República, eu também segui o caminho do Executivo, com a experiência fantástica de ser, como Eduardo Jorge foi e outros companheiros foram, companheiros de Fernando Henrique na Presidência da República. Servi também a este extraordinário político e servidor público que é José Serra, na prefeitura de São Paulo e no governo, e, agora, estou no Senado.

Quero agradecer muito aos meus companheiros senadores a oportunidade que vocês me deram para exercer a liderança da nossa bancada. Agradecer imensamente porque tenho a convicção de que este posto, cuja porta me foi aberta por Álvaro Dias, seguramente me credencia a esta incumbência que recebo hoje das mãos da Executiva Nacional.

O Aécio fez, antes da chegada da imprensa, aqui entre nós, perante este grupo com o qual temos trabalhado, já há algum tempo, desde que o Aécio se tornou presidente do partido, que foi seu colaborador nesse trabalho de organização, de afirmação da unidade no nosso partido, de busca de parcerias, de contatos, de alianças, como nós nunca tivemos… O Aécio fez um resumo das nossas disputas eleitorais nos estados.

O Maquiavel tem uma reputação sulfurosa, mas dizia o seguinte: que o sucesso da política depende de dois fatores, a fortuna e a virtú.

A fortuna são as condições objetivas, condições que em grande medida não dependem de nós. E as condições objetivas que vivemos hoje apontam profundo desejo de mudança do povo brasileiro. Esta é a realidade política marcante. que foi, inclusive, fator de desagregação do bloco que governa o país há tanto tempo. O Brasil quer mudar, quer um governo diferente, quer um novo fôlego, um novo impulso, um novo curso para a nossa vida política. E o Aécio conseguiu encarnar esse desejo, conseguiu encarnar esse desejo.

E aí entra a virtude. A força de vontade, a lucidez, a capacidade, os atributos pessoais que garantiram, em primeiro lugar, uma aliança e o entusiasmo de todas as seções do PSDB, uma grande coligação com os nossos companheiros de outros partidos, o Democratas, o Solidariedade, o PTB, que agora recentemente veio a nos apoiar, o PTC, o PTN, o PMN e o PTdoB.

Fico muito feliz com a indicação desse extraordinário político do Rio Grande do Norte e do Brasil que é o nosso companheiro José Agripino.

Serei um vice muito dedicado, muito leal, muito correto, consciente da preeminência do nosso candidato à Presidência, orgulhoso e feliz por tem alguém do porte, da envergadura, da liderança, do carisma de Aécio Neves como nosso comandante.

Eu quero ser, na vice-Presidência, um representante de todos vocês, porque o que o Aécio conseguiu foi reunir um exército extraordinário de líderes e de militantes políticos. Eu serei um militante político, representando todos nós, participando da campanha nos estados, ajudando onde puder ajudar, tentando livrar o Aécio das canseiras que a candidatura à Presidência sempre acarreta.

Nenhum comentário: