7 de julho de 2014

Aécio Neves Presidente: Biografia

Fonte: O Globo


Aécio Cunha Neves

Com 54 anos, 30 deles na vida pública, o senador Aécio Neves chegou à Câmara para o primeiro mandato como deputado constituinte, em 1986, logo após a trágica morte do avô presidente, Tancredo Neves. Filho e neto de políticos tradicionais (o pai, Aécio Cunha, foi deputado 32 anos, e o avô paterno, Tristão da Cunha, também deputado por três mandatos), ocupou os principais cargos do Legislativo e do Executivo pelo PMDB e pelo PSDB: quatro mandatos de deputado federal, um deles como presidente da Câmara; dois como governador de Minas Gerais (que deixou em 2010 com 92% de aprovação); e senador da República.

Como presidente da Câmara, demitiu, em 2001, o todo-poderoso diretor geral Adelmar Sabino, então há três décadas no cargo. Colocou no lugar um jovem técnico, Sérgio Sampaio, que chamou sua atenção por revolucionar o funcionamento da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Em sua gestão, também aprovou o que foi batizado de “pacote ético”: criação da Ouvidoria, da Comissão de Ética e da Comissão de Participação Popular Legislativa, e o fim da imunidade parlamentar para crimes comuns.

Em 2002, renunciou ao mandato parlamentar para se dedicar à campanha pelo governo de Minas Gerais. Foi o primeiro governador mineiro eleito no primeiro turno. Reeleito em 2006, sempre teve como principais auxiliares a irmã Andrea Neves – que atua nos bastidores da administração mineira – e o professor Antonio Anastasia, que o sucedeu no governo em 2010 . Os dois comandam o programa de governo tucano para a Presidência da República.

Como governador de Minas, enxugou a máquina pública e reequilibrou as contas do governo, com demissões, redução de secretarias e cortes pesados em custeio de todos os órgãos vinculados.
Filho de Inês Maria, Aécio Neves nasceu em Belo Horizonte mas sempre teve uma ligação estreita com o Rio de Janeiro, onde mora com a mulher, Leticia Weber. Tem três filhos: Gabriela, de 22 anos, do primeiro casamento; e os gêmeos recém-nascidos Júlia e Bernardo.

Nenhum comentário: