1 de julho de 2014

São Paulo e Minas Gerais equilibram forças ao PSDB

Fonte: O Globo

Análise: Um jeito de equilibrar forças no PSDB

Especialistas afirmam que escolha assegura a unidade de São Paulo e Minas Gerais dentro da legenda

A escolha de Aloysio Nunes como candidato a vice é mais um gesto para dentro do próprio partido do que uma estratégia para dar capilaridade à candidatura tucana, na opinião de especialistas. Para cientistas políticos ouvidos nessa segunda-feira pelo GLOBO, são duas as contribuições de Aloysio para a chapa: assegurar a unidade das duas maiores forças do PSDB (São Paulo e Minas Gerais) nessa disputa eleitoral e dar uma vitória ao senador em São Paulo. — Ele pode garantir para o mineiro Aécio o voto de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. E sua escolha também é importante porque, desde 1989, o candidato tucano à presidência é paulista.

Desta vez não será, e Nunes vem equilibrar isso — disse o cientista político do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj) Felipe Borba. Aloysio vem para chapa para representar o PSDB paulista e em nome da unidade do partido. Essa é a principal razão — diz a professora de Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) Maria do Socorro Sousa Braga. Ela diz ainda que a indicação de Aloysio faz um contraponto à imagem que está sendo construída para Aécio.
Aécio tem se esforçado muito para se aproximar do eleitorado mais jovem. O Aloysio representa o outro extremo: o experiente.

O ponto fraco da nomeação, segundo Maria do Socorro, é que ela não vem dar ao presidenciável tucano popularidade no Nordeste. — Não tem entrada em setores populares — avalia a professora.

Nenhum comentário: