22 de julho de 2014

PT prioriza alinhamento ideológico, explica Aécio

Fonte: O Globo


Aécio diz que Brasil tem política externa que prioriza alinhamento ideológico

Presidenciável tucano se encontrou com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, no Rio

Em agenda não divulgada por sua assessoria de imprensa, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, se encontrou na manhã desta segunda-feira, no Rio, com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Após se reunir com o tucano, Durão Barroso participou de palestra na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Além de falarem sobre a situação na Europa, Aécio e Durão Barroso conversaram também sobre o Mercosul. O tucano disse esperar um governo que não busque apenas aliança entre vizinhos, mas com quem possa ajudar a desenvolver a nossa economia.

- Tanto ele, quanto eu, percebemos que o atraso nas negociações do Mercosul com a União Europeia, na verdade, está impedindo o Brasil de já receber benefícios importantes dessa parceria. Não é desconhecido do mundo que a União Europeia tem feito parcerias, inclusive bilaterais, com vários países, com várias regiões, inclusive com a nossa, com a Aliança do Pacífico e agora com os Estados Unidos. E tudo isso vai tirando espaço das negociações que poderiam beneficiar o Brasil – afirmou Aécio.

O presidenciável tucano criticou ainda a política externa do governo brasileiro. - Infelizmente, temos hoje uma política externa que prioriza o alinhamento ideológico em detrimento de parcerias comerciais que poderiam gerar mais renda, mais emprego, a inclusão das empresas brasileiras nas cadeias globais de produção, por exemplo.

No facebook, Aécio também falou sobre a reunião com o presidente da Comissão Europeia. “Reiterei minha convicção de que estamos atrasados com a negociação com a União Europeia, que poderia estar ampliando nossos mercados. Lamento o desinteresse do atual governo pelo tema, adiando mais uma vez, agora para o próximo ano, a conclusão dessas negociações. Enquanto isso, a União Europeia avança seus entendimentos com outras regiões do mundo, em especial com os Estados Unidos. Em um governo do PSDB, esse tema será tratado como prioridade”, postou.

Depois da reunião, Aécio seguiu para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, a padroeira de Minas, em Caeté (MG). Com isso, o tucano segue uma tradição de seu avô, Tancredo Neves.

Nenhum comentário: