28 de julho de 2014

Qualificação e políticas públicas para a Juventude

Fonte: Jogo do Poder


Em São Paulo, Aécio Neves defende políticas públicas para jovens e fomento ao empreendedorismo

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, defendeu, neste sábado (26), a ampliação das políticas públicas destinadas aos jovens e o fomento ao empreendedorismo. Ao lado do candidato à reeleição ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, do ex-ministro José Serra, que disputa uma vaga ao Senado, e do deputado federal José Aníbal (PSDB-SP) e ex-governador Alberto Goldman, Aécio visitou o Parque da Juventude, complexo cultural e esportivo, e a 3ª Feira Tecnológica da Zona Leste de São Paulo, na região de Itaquera.
“Esse é o Brasil que precisa ser construído. É o Brasil do empreendedorismo. É o Brasil que qualifica as pessoas para buscarem espaço no mercado de trabalho para crescerem. É uma palavra que o Brasil precisa buscar cada vez mais: empreender. E só se empreende com resultado e êxito com qualificação”, disse Aécio em entrevista coletiva.

No Parque da Juventude, construído no local do antigo presídio do Carandiru, Aécio tomou um café na cantina do local, cumprimentou funcionários e conheceu as instalações da Biblioteca de São Paulo, que conta com computadores, teclados e mouses adaptados para oferecer acessibilidade aos estudantes. “É um recurso interessante esse suporte técnico que nós temos aqui na biblioteca, além da inclusão digital. Tem bastante gente de idade, senhores, e aqui tem cursos básicos, uma gama muito boa de estrutura, internet, livros de qualquer parte do mundo. Projetos como esse têm que ser expandidos porque é acesso à cultura, uma coisa que o povo brasileiro não tem”, opinou o estudante de Gastronomia Luiz Carlos, 27 anos.

Aécio também caminhou pelas quadras esportivas do Parque e visitou a Escola Técnica Estadual (ETEC), iniciativa que classificou como referência para o país.

“Precisamos estendê-las cada vez mais ao Brasil. São escolas extremamente qualificadas que têm um foco extremamente importante, porque buscam qualificar as pessoas para o mercado de trabalho real, que exista naquelas regiões que elas atuam.  Por isso a diversificação enorme dos cursos. Tivemos experiências em Minas Gerais, anteriores inclusive ao Pronatec, e nas ETECs de São Paulo, que precisarão continuamente ser aperfeiçoadas. É um bom programa, mas que precisa ter esse foco: atender às demandas reais dos mercados de trabalho”, afirmou Aécio.

Motivação
 
Acompanhado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Aécio seguiu para a 3ª Feira Tecnológica da Zona Leste de São Paulo, evento realizado na Obra Social Dom Bosco, em Itaquera. Ao lado do idealizador do evento, o padre Rosalvino Morán, o candidato à Presidência da República visitou estandes, conversou com estudantes, assistiu a apresentações de música e dança e parou para comer um pastel.

“O que vamos fazer também nessa campanha é apresentar ações que melhorem, e melhorem muito, a vida das pessoas. Em São Paulo, por onde se olha, você vai  encontrar exemplos exitosos de uma gestão pública eficiente, focada em grande parte no que estou dizendo: educação de qualidade e capacitação das pessoas para o mercado de trabalho”, acrescentou Aécio.

Para o padre Rosalvino, a visita de Aécio Neves ao local é importante pois prestigia a iniciativa de uma comunidade “que está buscando o que está faltando no país: motivação”.

“Dar a motivação para a juventude de que uma profissão, um trabalho, vale muito mais do que o tráfico, a droga, o alcoolismo ou coisas afins. O objetivo dessa nossa feira de tecnologia é dizer ‘você é capaz. É possível você mudar sua vida’. Não simplesmente com Bolsa Família, com outros benefícios que a Lei concede na emergência. É preciso libertar o povo, dar-lhe autonomia, autoestima e motivação. Aí o país vai mudar”, salientou.

Nenhum comentário: