21 de julho de 2014

Palanque forte de Aécio no Ceará

Fonte: Jogo do Poder





Entrevista do candidato à Presidência da República pela coligação Muda Brasil, Aécio Neves
Crato (CE) – 19-07-14

Assuntos: eleições 2014; agenda CE; Nordeste; Bolsa Família; pesquisas
Sobre viagem ao Ceará.

Quero dizer, em primeiro lugar, da alegria de estar chegando ao Crato hoje, principalmente, sendo recebido aqui por alguma das principais lideranças políticas do Ceará, a começar pelo meu companheiro, amigo, irmão e futuro senador Tasso Jeireissati.  Muito importante poder ver o Tasso novamente se dispondo a emprestar a sua experiência e o seu talento ao Brasil. O nosso prefeito Raimundão, o meu deputado Raimundo Gomes de Matos, aqui sendo recebido também pelo meu colega de Senado Federal, o Senador Eunício. E num momento em que a caminhada efetivamente se inicia. Uma caminhada em busca de um Brasil ético, de um Brasil eficiente e de um Brasil mais generoso para uma das regiões que mais precisam da ação do Estado.

Sobre pesquisas

As pesquisas demonstram de forma muito clara que teremos segundo turno nessas eleições. E o sentimento de mudança, ele é crescente. Estou extremamente otimista com a possibilidade não apenas de vencermos as eleições, mas de fazermos um governo acima das expectativas desses mais de 70% da população que clamam por mudanças. Um governo que respeite os avanços que vieram até aqui, que mantenha, amplie e aprimore os programas sociais que atendem e beneficiem a população brasileira, como o Bolsa Família, por exemplo, mas que permita o Brasil sair desse processo de estagflação, com um crescimento estagnado, paralisado, vamos crescer menos de 1% esse ano, e a inflação, de novo, comendo o salário e a renda do trabalhador, da dona de casa brasileiros. O Brasil precisa ver encerrado esse ciclo de governo para iniciarmos um outro de crescimento e sobretudo de novos avanços sociais.
Sobre palanque no Ceará.

O que acontece em todo Brasil são os quadros regionais, a lógica política local, se construindo independente, muitas vezes, da lógica nacional. O que posso dizer é que estou extremamente feliz com a construção política que foi feita no Ceará, porque ela permite estar aqui ao lado de um dos homens públicos mais respeitados de todo o Brasil e, a meu ver, um dos mais talentosos e preparados, que é o senador Tasso Jeireissatti, os nossos companheiros deputados, os prefeitos, e a aliança regional será respeitada por nós. Ela tem a lógica de atender aos interesses do Ceará. Acredito que teremos um ótimo resultado no estado porque a nossa proposta, isso vai ficar muito claro no correr dos dias, no momento do debate, é uma proposta que tem um olhar generoso para as regiões que mais precisam da ação do Estado.

Pretendo fazer do Brasil aquilo que fiz em Minas Gerais, onde ao final do nosso governo, depois de oito anos e mandato, a região que teve menor IDH, porque nós temos, para muito orgulho nosso, um Nordeste em meio à Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha, do Mucuri, o Norte mineiro, tem índice de desenvolvimento humano muito próximos que tem no Nordeste brasileiro. Ao final do meu governo, eu havia gasto três vezes mais per capita, portanto, três vezes mais por cada cidadão nessa região do que nas regiões mais ricas do estado. Essa é a lógica que nós vamos empreender também no Nordeste e no Ceará. Porque você apenas diminui as diferenças tratando de forma desigual aqueles que são desiguais. Vamos tratar essa região com absoluta prioridade no campo da infraestrutura, no fomento das atividades econômicas como, por exemplo, o do Turismo e fundamentalmente na valorização da educação.

Sobre presença no Nordeste e boatos sobre programas sociais

Sou candidato à Presidência da República. Não há uma candidatura a presidência da República que possa se considerar responsável e séria que não comece a sua caminhada pelo Nordeste. Quanto a essas ameaças ou esse terrorismo eleitoral, isso é uma prática costumeira dos nossos adversários, do PT, que está assustado hoje com o que está vendo, com a rejeição das pessoas às suas propostas. Diria que o PT é hoje um partido à beira de um ataque de nervos. A todo instante, o que percebemos é a mentira buscando ser a condutora das ações daqueles que querem se perpetuar no poder.

Para cada mentira que disserem, vamos dizer dez verdades. Vamos não apenas manter o Bolsa Família, como vamos ampliá-lo, aprimorá-lo. Os programas sociais que tem dado certo, são programas que não são de um partido, de um governo. São da sociedade brasileira. Eu, senador Aécio Neves, tenho um projeto que transforma o Bolsa Família em um programa de Estado, para que ele seja um programa definitivo, independente de qual seja o governo que venha ganhar, qual seja o partido político. O que eu quero é que o Bolsa Família, para ficar muito claro, o que quero é que o Bolsa Família seja um programa permanente, independente de quem seja o próximo presidente da República. Até porque, ele se iniciou no nosso governo com o Bolsa Escola e o Bolsa Alimentação.

Sobre a parceria Aécio e Tasso e a região do Cariri

Não tenho dúvida que Tasso Jereissati, onde estiver, será sempre uma referência de honradez, de seriedade e, sobretudo, de competência.  Conheci muito dessa região do Cariri pelo Tasso. É dos amigos e aliados mais próximos que tenho, não apenas no campo político, mas no campo pessoal. O que posso garantir a vocês é que Tasso Jereissati será uma referência par ao Cariri, para todo o Ceará e para todo o Nordeste. A sua eleição é uma imposição do bom senso e, principalmente, daqueles que querem políticas definitivas de longo prazo, que permitam a essa região encontrar condições dela própria crescer e se desenvolver, obviamente, sempre com o apoio do governo federal.
Sobre o candidato Eunício Oliveira.

O senador Eunício, por quem tenho enorme respeito, o seu partido hoje tem uma aliança nacional que nós temos que respeitar. O que quero dizer pra vocês, de forma muito clara, que para mim é uma honra poder estar aqui hoje, chegando ao Ceará no primeiro ato público da nossa campanha, sendo recebido pelo Senador Eunício. Desejo a ele boa sorte. E o PSDB tem com ele uma aliança. E, se ele vencer as eleições, pode ter certeza que, eu como presidente da República, farei com ele uma extraordinária parceira em favor do Ceará e de todo Nordeste.

Nenhum comentário: