25 de agosto de 2014

Aécio Neves: política específica para desenvolver o nordeste

Plano Nordeste Forte vai dividir a região em 100 microrregiões, que vão ser tratadas de maneira diferenciada. 


Aécio Propostas


Fonte: Jogo do Poder


Governo Aécio terá políticas específicas para o Nordeste


Microrregiões serão beneficiadas com políticas públicas estratégicas para seu desenvolvimento


O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda BrasilAécio Neves, afirmou que o Plano Nordeste Forte, anunciado neste sábado (23/08) em Salvador, vai dividir a região em 100 microrregiões, que vão ser tratadas de maneira diferenciada. À noite, em visita ao município cearense de Iguatu, o presidenciável voltou a dar detalhes do plano. Aécio Neves explicou que vão ser elaboradas ações para atender as carências de cada localidade nordestina e, assim, gerar mais renda e desenvolvimento.


“O Nordeste Forte é o primeiro compromisso assumido claramente por um candidato com investimentos diferenciados para essa região. Só acredito que vamos diminuir as diferenças das várias regiões brasileiras tratando as regiões diferentes de forma diferente. É isso que se propõe nesse plano, com investimentos em segurança pública, educação, saúde e infraestrutura diferenciados para uma região que tem cerca de 30% da população brasileira, mas menos de 15% do Produto Interno Bruto”, disse.


“No momento em que diminuirmos as diferenças do crescimento econômico e social do Nordeste em relação aquilo que se chama ‘o Brasil do Centro-Sul’, estaremos fazendo um bem para todo o Brasil”, acrescentou.


Metas objetivas


Em entrevista, ao lado do ex-governador do Estado e candidato ao Senado, Tasso Jereissati, do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) e do candidato a deputado estadual Agenor Neto (PMDB), Aécio explicou que o Nordeste Forte será composto por metas objetivas. Entre elas, a diminuição do número de homicídios na região em 30%, em um prazo de quatro anos, e a equivalência do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Nordeste com os do restante do país.


O candidato prometeu ainda terminar importantes obras estruturantes. “O governo perdeu a capacidade de gestão do Estado. Obras importantes para essa região onde estamos hoje, para Iguatu, para o Ceará, como a Transnordestina, a Transposição do rio São Francisco, vão ser concluídas no meu governo, porque são vitais para garantir a competitividade de quem produz aqui”, apontou.


100 microrregiões


Após ser recebido no aeroporto por lideranças da região e simpatizantes, Aécio participou de ato político na praça Gustavo Correia, onde foi aplaudido por cerca de dez mil pessoas. Lá, Aécio se comprometeu a combater um dos problemas que mais preocupam a população nordestina, a seca.


“Temos a capacidade, e meu governo vai demonstrar isso, de implementar políticas públicas que permitam uma convivência mais digna com a seca. Temos um grande projeto para o semiárido, com um plano decenal, onde vamos qualificar cada um dos investimentos, não apenas esses anunciados às vésperas de eleição, mas investimentos estruturantes. Nosso programa cria no Nordeste 100 microrregiões, cada uma com cerca de 20 municípios e com políticas, para cada uma delas, de indução de geração de renda, de novas oportunidades de trabalho, buscando sempre potencializar as vocações de cada uma dessas regiões”, afirmou.


Ele acrescentou que “administrar é isso: avançar nas boas ideias, aprimorá-las e transformar em algo melhor para a nossa gente”.


Ao término do ato político, Aécio seguiu em carreata pelas ruas da cidade, em um percurso de quatro quilômetros. Seguido de perto por apoiadores, bandeiras e centenas de motocicletas, ele acenou para a população e tirou fotos.

Nenhum comentário: