25 de agosto de 2014

Propostas: Aécio Neves anuncia projeto Brasil Acessível

Destinado a pessoas com deficiência, programa prevê financiamento federal para construção de centros de reabilitação, em parceria com Estados e municípios.


Propostas de Aécio Neves


Fonte: Jogo do Poder


Destinado a pessoas com deficiência, programa prevê financiamento federal para construção de centros de reabilitação, em parceria com Estados e municípios


O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda BrasilAécio Neves, anunciou nesta sexta-feira (22/8) o programa Brasil Acessível, destinado a pessoas com deficiência física. A ação prevê a realização de obras de acessibilidade e a construção centros de reabilitação através de parcerias com Estados e municípios com recursos da União.


Aécio visitou a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), no Rio de Janeiro, e assumiu o compromisso de estimular prefeituras e gestões estaduais a adotarem iniciativas que atendam as pessoas com deficiência.


“O governo federal pode ser o parceiro que não foi até hoje. No nosso programa de governo, estamos apresentando o projeto Brasil Acessível. [Para] todos os municípios brasileiros que apresentarem projetos de acessibilidade, o governo federal vai financiá-los. Esse custo é muito pouco em comparação com o benefício que traz”, afirmou Aécio.


Segundo Aécio, os baixos investimentos do governo federal em programas de acessibilidade são o exemplo do descaso da atual administração com essa área. Aécio afirmou que, nos últimos oito anos, o Congresso aprovou um orçamento de R$ 260 milhões para a ajuda a Estados e municípios, mas somente R$ 3 milhões foram efetivamente executados. “Foi 1,5% de um orçamento que não era nada expressivo. Uma demonstração clara de que o governo federal não cumpre sua parte”, afirmou.


Em relação a programas de reabilitação, Aécio destacou ser importante que o governo federal apoie entidades como a ABBR e citou como outro exemplo de trabalho de êxito: a Rede Lucy Montoro, de São Paulo.


Linha de financiamento


O candidato afirmou que também vai criar uma linha de financiamento de compra de equipamentos de última geração para o tratamento de pessoas com deficiência. “Vamos estimular Estados e municípios a ter centros como a ABBR na dimensão adequada à localidade”, disse, lembrando que 23% da população brasileiro tem alguma deficiência, sendo que 10% desse grupo precisam de apoio mais específico do Estado.


ABBR é uma associação privada de utilidade pública, que completou 60 anos de existência em 5 de agosto. O centro de reabilitação, localizado no Jardim Botânico, na zona sul do Rio, atende diariamente cerca de mil pessoas vindas da capital fluminense e de várias outras cidades do Estado.


A maior parte do público que recebe tratamento na unidade é formado por crianças com deficiência física e adultos que sofreram amputações após acidentes ou em decorrência de complicações de diabetes.


Aécio foi recebido pelo presidente da associação, Deusdeth Gomes do Nascimento, e visitou todas as instalações da unidade, como área de fisioterapia e a oficina de órteses e próteses, responsável pela confecção de cerca de 11 mil produtos ao ano.


O candidato à Presidência da República conversou com funcionários e pacientes da instituição, entre eles o jornalista e artista plástico Luciano Oliveira Alves do Nascimento, de 28 anos. O artista plástico presenteou Aécio com um quadro de sua autoria, feito com a técnica de pintura com a boca.


Tetraplégico desde 2002 em razão de uma queda que afetou sua coluna cervical, Luciano Nascimento foi tratado na ABBR e hoje é um dos maiores defensores da necessidade de ampliação de centros de reabilitação semelhantes no país.


“O tratamento que tive foi importante não apenas do ponto de vista técnico, mas também afetivo. Aqui eu me sinto como se estivesse em família”, disse o artista plástico, que, além de pintar, estudou e leva uma vida ativa. Aécio elogiou a atitude do jovem. “Estamos aqui para prender com vocês e com esse trabalho”, afirmou o candidato.

Nenhum comentário: