6 de agosto de 2014

PMDB carioca alia ao Aécio na CPI da Petrobras

Foto: O Globo

Candidato tucano comemora mais adesões no PMDB do Rio

O candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, desistiu de se licenciar do mandato por causa de seus compromissos com a campanha. Além de já ter enviado ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um ofício abrindo mão dos vencimentos desde o dia 5 de julho, ele se baseia em um artigo do regimento do Senado que permite aos candidatos a presidente e vice se afastar dos trabalhos sem se licenciar do mandato.

Sobre a decisão de não se licenciar do mandato, Aécio lembrou que a oposição tem uma bancada pequena no Senado, e é importante que ele, e os líderes Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e José Agripino Maia (DEM-RN) continuem contando com a tribuna do Senado em caso de necessidade, como agora, no escândalo da combinação das perguntas com diretores investigados na CPI da Petrobras do Senado.

- O Regimento permite que eu me afaste sem a necessidade de me licenciar. Mas posso ser questionado. Então eu fico com o meu mandato mas sem receber os subsídios, para não ser questionado. Quando achar necessário, eu volto – disse Aécio.

Nesta terça-feira, o tucano comemorou a ampliação da aliança com o PMDB do Rio de Janeiro, agora com a adesão do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Melo, e do secretário-chefe da Casa Civil da prefeitura do Rio, Pedro Paulo Teixeira. Os dois são ligados ao prefeito Eduardo Paes, que agora, segundo ele, também tem um pé na campanha de Aécio, apesar de ter chamado o movimento “Aezão” de “bacanal” eleitoral. Pedro Paulo é o candidato de Paes a sua sucessão na prefeitura do Rio.

O deputado Pedro Paulo afirmou que há dificuldade de fazer campanha para a presidente, mas garantiu que se mantém fiel a Dilma.

— Não existe adesão (ao Aécio). Minha posição é clara de apoio à presidente Dilma. Ainda que eu reconheça a forte tendência dos meus parceiros a não ter candidato a presidente ou a apoiar o Aécio e a dificuldade que está para fazer campanha para a Dilma na cidade — afirmou, reinteirando em seguida: — Respeito o senador Aécio Neves, mas me mantenho firme no apoio à candidatura da presidente Dilma.

O candidato tucano já está com sua agenda de campanha dos próximos 15 dias fechada. No sábado ele faz campanha em Manaus junto com o prefeito Arthur Virgílio (PSDB). No mesmo dia vai ao Acre. Retorna para o Rio no domingo, onde passa o dia dos pais com a mulher e filhos, e depois participa de uma comemoração com idosos em um asilo na periferia do Rio.

Na segunda-feira, Aécio começa o que chama de “imersão” no Nordeste. Ele passará três dias visitando cidades do interior de vários estados, como Itabuna (BA), Arapiraca (AL), Petrolina (PE), Itabaiana (SE) e outras. Sobre o Plano de Desenvolvimento para a região que será anunciado, Aécio adianta a pretensão de um projeto ambicioso: a construção de um polo de saúde de altíssima tecnologia como o Sírio Libanês ou Hospital das Clínicas de São Paulo em alguma cidade da parte mais carente do Nordeste.

- Vou lutar para executar um sonho: a construção de um centro de excelência no Nordeste para não deixar nada a dever a um Sírio Libanês, um centro de altíssimo nível que só vão reconhecer a importância daqui a 15 ou 20 anos – disse Aécio.


Nenhum comentário: