5 de agosto de 2014

Eleições 2014: Aécio fará corte nos ministérios

Fonte: Jogo do Poder


Aécio fala em manter 23 dos 39 ministérios

Tucano sugere recriação de pasta para a infraestrutura, órgão que existiu durante o governo Fernando Collor

Candidato indica que apoia revisão do sistema tributário e criação de um imposto sobre grandes fortunas
O candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves (MG), defendeu nessa segunda-feira (4) a extinção de mais de uma dezena de ministérios que compõem o governo Dilma Rousseff (PT). Ele sinalizou que pretende fundir pastas para enxugar a máquina e disse que, se eleito, criará uma estrutura que concentraria funções de transportes e energia, o Ministério da Infraestrutura.

O tucano falou sobre o assunto durante sabatina promovida pelo portal G1. O Brasil já teve uma pasta de Infraestrutura, criada em 1990 pelo ex-presidente Fernando Collor. Ao ser lembrado disso, Aécio rebateu: “Não tenha esse governo como parâmetro para o meu governo”.

O mineiro disse não poder detalhar o projeto da nova pasta porque seus colaboradores ainda estão fechando o estudo que servirá de base para o programa de governo.

Aécio evitou cravar o número de ministérios que extinguiria, mas disse que “22 ou 23″ seria uma estrutura “adequada” – hoje o governo conta com 39. Ele citou o Ministério da Pesca como uma das estruturas que pretende cortar. A proposta foi rapidamente criticada pelo ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que concorre à Presidência pelo PSB.

“Eu preferia saber quais são as ideias dele sobre a pesca, porque tem muita gente vivendo de pesca. E as ideias dele para infraestrutura, porque, no tempo que o partido dele governou o país, a infraestrutura não avançou praticamente nada”, disse Campos, que defende o corte de ministérios, de 39 para 20.

Campos disse que, ao detalhar propostas antes de finalizar seu programa de governo, Aécio parece preferir “fazer marketing” a mostrar que “tem responsabilidade para mudar o Brasil”. Nas últimas semanas, Campos também fez várias promessas, como o passe livre para estudantes no transporte público.

Os principais candidatos tiveram nesta segunda-feira vários compromissos públicos, a maioria organizada com o objetivo de garantir espaço no “Jornal Nacional”, principal telejornal da Rede Globo, que iniciou nessa segunda sua cobertura diária das na sabatina do G1, Aécio indicou ser favorável a propostas que pregam a taxação de grandes fortunas. Questionado sobre isso, o tucano disse que “pode haver uma revisão na taxação atual”.

Ainda durante a sabatina, o presidenciável tucano foi questionado sobre a construção do aeródromo de Cláudio (MG). A obra foi feita dentro de uma fazenda de seu tio-avô desapropriada pelo Estado em 2009, quando Aécio era governador de Minas. O caso foi revelado pelaFolha.

Ele disse ter pousado “algumas vezes” no local porque não “atentou” para a falta de homologação da pista, que é irregular. Para Aécio, o episódio tomou “uma dimensão maior que a realidade”.

Nenhum comentário: