27 de agosto de 2014

Debate Band: conheça as principais propostas de Aécio

Aécio Neves: “Quero oferecer aos brasileiros o caminho da segurança, da responsabilidade, da transparência fiscal e de previsibilidade”


Eleições 2014


Fonte: Jogo do Poder



Aécio Neves participa de debate na Rede Bandeirantes


O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda BrasilAécio Neves, participou, na noite dessa terça-feira (26/08), de debate promovido pela Rede Bandeirantes. Durante os cinco blocos, Aécio foi o único dos candidatos a apresentar propostas para realizar as mudanças desejadas pela sociedade brasileira.


Seguem trechos da participação de Aécio Neves no debate entre os candidatos a presidente do Brasil


Um novo caminho com segurança


“É hora de caminharmos para uma decisão. Não fica claro para mim a qual rumo a candidata Marina ou a candidata Dilma querem levar o país. Nesse momento, as propostas acabam ficando muito parecidas e temos que ter a confiança de que para que a saúde melhore, para que a educação melhore, para que o emprego volte a crescer no Brasil, é fundamental que tenhamos uma política econômica diferente dessa que aí está, que nos levou à inflação alta e ao crescimento baixo. Tampouco o Brasil comporta nesse instante novas aventuras, o improviso. Quero oferecer aos brasileiros um caminho, o caminho da segurança, da responsabilidade, da transparência fiscal e de previsibilidade.”


Ministro da Fazenda


“Se eleito presidente da República, se merecer a sua confiança, [quero dizer de forma clara aquilo que pretendo fazer], nomearei como ministro da Fazenda um dos economistas mais respeitados do mundo, o ex-presidente do Banco Central, um dos formuladores do tripé macroeconômico tão elogiado por uma das candidatas: Arminio Fraga, que vai nos ajudar com uma extraordinária equipe de colaboradores já reunida de todas as gerações, de todas as partes do Brasil, a construir um novo ciclo de desenvolvimento sustentável no Brasil, para que os avanços sociais na educação, na saúde e, em especial, os da segurança pública possam chegar ao Brasil.”


Futuro


“Que quem fala sempre olhando pra trás é porque tem receio de debater o presente ou não tem nada a apresentar em relação ao futuro.”


Brasil real


“Temos agora uma extraordinária oportunidade de confrontar o Brasil virtual com o Brasil real. Aliás, se diz hoje Brasil afora é que o sonho de consumo dos brasileiros é morar na propaganda do PT, onde não há inflação, não há desemprego, o crescimento é pleno.”


Governo de qualidade


“Acredito muito que a gestão pública não precisa ser ineficiente por ser pública, desde que você tenha pessoas qualificadas nos lugares certos, desde que você tenha metas estabelecidas de forma absolutamente claras. Você salva vidas melhorando a qualidade da saúde, você salva vidas melhorando a qualidade da segurança pública – e melhoramos muito em Minas Gerais, reduzindo imensamente, no meu governo, os índices de criminalidade – e a melhora na qualidade da educação“.


Eficiência


“O que falta ao Brasil hoje é foco, eficiência na gestão pública, já que a máquina pública foi entregue a um conjunto de partidos políticos, e chegamos ao final vendo a presidente da República tendo que demitir um Ministro de Estado por excesso de correção e honestidade.”


Saúde


“Desde que o PT assumiu o governo, no ano de 2003, os recursos de saúde pública vindos do governo federal vêm diminuindo na proporção do conjunto de investimentos feitos na rede pública. Saímos de alguma coisa em torno de 54% para 45%. Isso significa que os que menos têm são aqueles que mais têm que participar desse financiamento, me refiro em especial às prefeituras. Essa é mais uma demonstração clara da necessidade que temos de reequilibrar a Federação no Brasil para melhorar o atendimento não só da Saúde, mas da segurança pública e de inúmeras outras carências da sociedade brasileira.”


Política Nacional de Segurança


“É preciso que tenhamos aquilo que não tivemos até aqui: uma Política Nacional de Segurança, que passa pelo não contingenciamento dos recursos do Fundo Penitenciário, do Fundo Nacional de Segurança; que permita uma profunda e rápida reforma do nosso Código Penal, nosso Código de Processo Penal, para que essa sensação de impunidade que permeia todo o Brasil seja minimizada.


Minas: o Estado que mais investe em segurança


“Governei Minas Gerais por oito anos e introduzimos inovações que trouxeram resultados extraordinários na inibição da criminalidade no nosso Estado. Fizemos a unificação dos trabalhos das ações da Polícia Militar e da Polícia Civil. Levei Minas Gerais a ser o Estado brasileiro que proporcionalmente mais investe em segurança pública até hoje.”


Proteção das fronteiras


“É preciso uma articulação definitiva do poder central com os Estados. Todos sabemos que o tráfico de drogas e o tráfico de armas não são responsabilidade dos Estados. É responsabilidade da União. E as nossas fronteiras infelizmente não vêm tendo a segurança e os investimentos prometidos há quatro anos. Uma Política Nacional de Segurança Pública coordenada pelo governo federal é essencial para diminuirmos a insegurança no Brasil.”


Educação como prioridade


“Estabelecemos uma prioridade. A prioridade era educação. Passamos a qualificar mais os professores, estabelecemos metas para todos eles, chegamos ao final do nosso governo com Minas Gerais tendo a melhor educação fundamental do Brasil, mesmo não sendo o Estado mais rico, muito menos o mais homogêneo dos Estados brasileiros.”


Exemplo na gestão


“Quando assumi o governo de Minas Gerais, reduzi em cerca de 1/3 o número de secretarias. Extingui 3 mil cargos comissionados logo nos primeiros dias de governo.”


Estado para resultados


“Ao lado de vários companheiros extremamente qualificados, fizemos uma obra pública em Minas Gerais de gestão que é hoje referência de organismos internacionais: o “Estado para Resultados”, [programa] de Minas Gerais que avalia o desempenho de 100% dos servidores públicos e os remunera a partir do alcance da meta pré-estabelecida, foi seguido por vários Estados brasileiros e é hoje um exemplo que outras partes do mundo já incorporam.”


Geração de empregos


“Estamos preparados para fazer o Brasil voltar a crescer e gerar empregos cada vez de melhor qualidade. Apenas no governo da presidente, 1,2 milhão de postos de trabalho acima de dois salários mínimos foram embora porque a indústria brasileira foi sucateada.”


“Os dados do Caged mostram que este mês de julho foi o pior mês de geração de emprego de carteira assinada do século, como foi junho, como foi maio. Um país que não cresce, e teremos mais uma vez um dos piores crescimentos dentre todos os nossos vizinhos, não gera emprego.”


Indústria


“A indústria brasileira participa hoje na constituição do nosso Produto Interno Bruto com aquilo que participava na época de outro grande presidente da república, Juscelino Kubitschek. Só que isso foi há 60 anos.”


Intervencionismo


“E o governo, infelizmente, perdeu a capacidade de inspirar confiança, credibilidade, por um conjunto de ações desastradas, desconexas, com um intervencionismo absurdo em setores essenciais para a recuperação do investimento, como o setor de energia.


Reformas


“A grande verdade é que o governo do PT surfou e se valeu muito das reformas que foram feitas pelo presidente Fernando Henrique, mas infelizmente a bendita herança acabou e agora os brasileiros estão extremamente preocupados com o futuro que os espera.”


Estabilidade da moeda


“A história não se reescreve. Se não tivesse havido o governo do presidente Fernando Henrique com a estabilidade da moeda e, obviamente, sempre contra a ação do PT, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, com a modernização da nossa economia, com a privatização de setores que deveriam sim já há muito tempo estar fora do alcance do Estado, não teria havido o governo do presidente Lula. 


Inflação


“Transfiro essa pergunta para quem está nos ouvindo, para a dona de casa, para o trabalhador: Você vai à feira hoje e compra com o mesmo dinheiro as mesmas coisas que comprava há seis meses? Se a reposta é positiva, a candidata está certa e merece mais um mandato, se é negativa – como eu acredito você pensa – é preciso que iniciemos um novo e responsável ciclo de governo que controle a inflação e permita o Brasil voltar a crescer.”


Bolsa Família


“Foram os programas sociais iniciados no governo do presidente Fernando Henrique que levaram hoje ao Bolsa Família. Reconhecer a contribuição de outros governos é um gesto de grandeza, senhora presidente,  que tem faltado ao seu governo.”


Boa política


“Acredito que existe de verdade a boa política e a má política. Não posso crer que homens como Ulisses GuimarãesMiguel Arraes, Tancredo Neves praticavam a velha política. E a boa política pressupõe coerência. Estou aqui acreditando naquilo que sempre acreditei.”


Reforma política


“Defendo o voto distrital misto como essencial aproximação maior dos parlamentares com as suas regiões, mas defendo também o fim da reeleição e mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos.”


Parcerias


“A grande verdade é que durante dez anos o atual governo demonizou as parcerias com o setor privado, considerando quase que um crime que lesa a pátria. [O governo] se curva já ao final do governo à necessidade dessas parcerias, das concessões, das parcerias público-privadas, mas as faz com um enorme atraso.”


Tempo perdido


“Não há ativo mais valioso na política do que o tempo, porque o tempo perdido não volta mais. E o Brasil, em razão do aprendizado do PT no governo, perdeu tempo que hoje custa muito caro a quem produz no Brasil e custa um sacrifício enorme a quem trafega pelas nossas grandes cidades.”


Marcos regulatórios


“Precisamos definir rapidamente os marcos regulatórios, por exemplo, do setor ferroviário, que não foi ainda concluído pelo atual governo e gerarmos, a partir do fortalecimento e do resgate das nossas agências reguladoras, sucateadas e aparelhadas por esse governo, um clima de segurança, de tranquilidade para que o capital privado venha a ser o nosso grande parceiro, para que os investimentos em mobilidade atendam ao conjunto dos estados brasileiros e não a interesses específicos.”


Atrasos em obras


“Um governo que não sabe estabelecer prioridades e acha absolutamente natural que obras como, por exemplo, a Transposição do Rio São Francisco, orçada em R$ 3,5 bilhões, já tenham orçamento de R$ 8 bilhões sem prazo de conclusão. Ou a Transnordestina, com um custo parecido como esse. Ou Abreu e Lima, com custo inicial de R$ 4 bilhões, já gastando mais de R$ 30 bilhões. Um governo que não sabe fazer projetos é um governo que não irá jamais concluir adequadamente as obras prioritárias para os cidadãos brasileiros.”


PAC


“Das 253 obras do PAC, de mobilidade, apenas 28 foram concluídas até aqui, 11% do conjunto. E não existe nenhum desperdício maior do dinheiro público do que uma obra que se inicia e não é concluída, porque gasta-se o dinheiro e o benefício não vem.“


Petrobras


“A Polícia Federal diz que existe uma organização criminosa atuando no seio da nossa maior empresa. Um colega seu de diretoria, quando a senhora [Dilma Rousseff] era presidente do conselho de administração, está preso hoje. Todas as denúncias acabam caminhando na direção de benefícios ao seu partido e a partidos políticos que lhe dão apoio. As denúncias que aí estão são extremamente graves e a senhora não pode mais se omitir da responsabilidade em relação a cada uma delas.”


Aborto


“Acredito que a legislação atual deve ser mantida. Uma posição pessoal que tenho e defendo com absoluta tranquilidade. Mas defendo, sobretudo, que haja cada vez mais informação e educação, sobretudo, para as adolescentes de mais baixa renda espalhadas por todo o Brasil e que não têm acesso aos anticoncepcionais e mesmo a políticas preventivas que poderiam evitar o número excessivo de gestações que existem hoje no Brasil”.

Nenhum comentário: