25 de agosto de 2014

Nordeste Forte: Aécio tem ações para o semiárido

O abastecimento de água será uma preocupação constante. Serão feitas ações para integrar mananciais, e revitalizar pequenas barragens.


Aécio propostas para mudar o Nordeste


Fonte: Jogo do Poder


Conheça a seguir os principais pontos do eixo semiárido para a região Nordeste:



Água para beber e plantar: Governo Aécio terá ações para o Velho Chico e mananciais, poços, cisternas, barragens e adutoras


Uma das principais metas do plano Nordeste Forte é a conclusão da Transposição do São Francisco e a revitalização do Velho Chico, a partir da revisão rigorosa de prazos e custos anteriormente definidos e aprovados. Também está prevista a ligação entre as bacias do Parnaíba e do São Francisco, para levar benefícios também para o semiárido do Piauí, além da conclusão do Canal do Sertão Alagoano.


abastecimento de água para as pessoas e para a produção será uma preocupação constante. Para atender a isso, serão feitas ações para integrar mananciais, com ampliações por poços e cisternas, e revitalizar pequenas barragens. Também serão feitos investimentos na adequação de sistemas existentes de abastecimento de água.


Financiamentos específicos serão criados pelo governo para programas de recuperação, perfuração e instalação de poços tubulares e adutoras, captação e armazenamento de água de chuva, terras molhadas, mecanização agrícola, água subterrânea, revitalização de pequenas barragens e produção de peixes do semiárido e a criação de animais na caatinga. Esses recursos ajudarão o pequeno agricultor a garantir a qualidade da produção.


Desenvolvimento


Com o intuito de transformar a realidade do Semiárido, o plano implantará o “Programa Decenal de Desenvolvimento do Semiárido” para permitir que os Estados nordestinos possam se articular com o governo federal a fim de garantir que os recursos de projetos prioritários estejam garantidos ao longo de diferentes governos. Para isso, serão elaborados orçamentos plurianuais.


Aécio traz sua experiência diretamente do Governo de Minas Gerais, onde esteve à frente por dois mandatos. “Nós temos um Nordeste incrustrado no território mineiro. Os vales do Jequitinhonha e do Mucuri e o Norte mineiro têm um IDH médio ainda abaixo da média do Nordeste. Terminei meu governo tendo investido três vezes mais por cidadão per capita nessa região do que nas regiões mais desenvolvidas do país”, afirmou.

Nenhum comentário: