25 de agosto de 2014

Nordeste Forte: Aécio vai garantir o desenvolvimento do ensino

Plano Nordeste Forte também pretende reduzir o percentual de nordestinos sem instrução ou ensino incompleto em no máximo dez anos.


Aécio: propostas para mudar o nordeste


Fonte: PSDB


Aécio Neves vai garantir o desenvolvimento do ensino na região Nordeste


Garantir à população nordestina o mesmo nível de educação que os brasileiros de outras regiões. Esta é uma das metas do Plano Nordeste Forte, lançado hoje pelo candidato à Presidência Aécio Neves, da Coligação Muda Brasil. Para atingir esse objetivo, o senador se compromete a dobrar o complemento da União ao Fundeb em até quatro anos.


O Plano Nordeste Forte também pretende reduzir o percentual de nordestinos sem instrução ou com ensino fundamental incompleto em no máximo dez anos. O trabalho do professor também será valorizado: o programa vai garantir que todos os professores de Ensino Médio – e pelo menos 90% dos que atuam no Fundamental – tenham formação superior, além de ampliar gradativamente o número das escolas em tempo integral.


“Só há uma forma de diminuir as desigualdades: tratando regiões desiguais de forma desigual. É isso que estamos propondo aqui, políticas específicas que permitirão que as potencialidades do Nordeste, que são inúmeras, em várias áreas, possam se desenvolver”, disse Aécio Neves sobre o plano.


A capacitação profissional de jovens e adultos também está presente no plano, que prevê a implantação de um grande e audacioso programa de ciência, tecnologia e inovação em municípios menores e mais carentes. O Nordeste Forte vai criar núcleos tecnológicos de ponta de acordo com o perfil de cada microrregião, respeitando a vocação regional e promovendo a integração entre os profissionais de tecnologia e a população local. O Plano Nordeste Forte também terá como objetivo estimular investimentos públicos e privados em infraestrutura, capital intelectual e inovação, promovendo uma verdadeira transformação na maneira de conduzir o setor da educação na região.


Conversa com brasileiros


Aécio explicou que o plano é fruto de uma grande articulação regional. “O conjunto de iniciativas foi discutido intensamente com a sociedade organizada de praticamente todos os Estados do Nordeste, representantes da academia e lideranças políticas.”


Entre outras autoridades, estavam presentes ao lançamento o candidato a vice de Aécio NevesAloysio Nunes; o prefeito de Salvador, ACM Neto; o candidato ao governo da Bahia Paulo Souto; o candidato ao Senado pelo Estado Geddel Vieira Lima; o governador de Alagoas Teotônio Vilela; o ex-governador do Ceará e candidato ao Senado Tasso Jereissati, e o coordenador-geral da campanha da Coligação Muda Brasil, senador Agripino Maia.


Pelo Nordeste, pelo Brasil


Todos eles aplaudiram a iniciativa de lançamento do programa e foram unânimes em afirmar que o Nordeste Forte atende não apenas à região, mas aos interesses de todo o país, porque o desenvolvimento brasileiro dependeria neste momento de redução das desigualdades regionais.


“A sua experiência como governador de Minas Gerais o credencia para nos conduzir nessa trajetória”, afirmou Teotônio Vilela Filho. Tasso Jereissati disse que o governo atual faz chantagem com a população quando diz que a oposição acabará com programas sociais como o Bolsa Família. “É mentira, é chantagem desavergonhada.”


Já ACM Neto defendeu que, dentre todos os investimentos previstos, seja dada prioridade à educação pública gratuita e de qualidade. Também pregou a manutenção dos programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. “O Nordeste será forte se Aécio Neves for presidente da República.”


Após o lançamento, Aécio Neves visitou a Igreja do Bonfim, onde rezou por alguns minutos. Depois de Salvador, seguiu para Iguatu, no Ceará.

Nenhum comentário: