25 de agosto de 2014

Nordeste Forte: Aécio quer gerar mais oportunidades para os jovens

Plano de Aécio tem foco na redução de taxas de desemprego dos jovens e a implantação de políticas de desoneração e incentivos ao emprego.


Aécio propostas para mudar o Nordeste


Fonte: Jogo do Poder


Lançado neste sábado (23/08) em Salvador (BA) pelo candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, o Plano Nordeste Forte compreende 45 ações divididas em sete eixos: Infraestrutura e Competitividade; Semiárido; Combate à Pobreza; Qualidade de Vida; Segurança Pública; Educação, Ciência e Tecnologia; e Juventude.


Conheça a seguir os principais pontos do eixo juventude para a região Nordeste:


Gerar mais oportunidades para os jovens está entre as metas do Plano Nordeste Forte


Estudantes do ensino médio no Nordeste terão uma poupança em que vão receber R$ 1 mil por ano para que possam ampliar suas oportunidades no ensino superior ou no início da carreira profissional. O dinheiro poderá ser sacado após a conclusão dos estudos caso o estudante tenha frequência e desempenho adequados, seguindo exemplo do Poupança Jovem, programa criado por Aécio durante seu governo em Minas Gerais.


Esta é uma das ações propostas no Plano Nordeste Forte, que visa ampliar as oportunidades de educação e trabalho para a juventude reduzindo à média nacional as atuais taxas de desemprego entre jovens na região nos próximos quatro anos.


Entre as ações propostas no programa também estão a criação e a intensificação de políticas de desenvolvimento econômico com foco na redução de taxas de desemprego dos jovens e a implantação de políticas de desoneração e incentivos ao emprego para jovens em cidades com índices mais graves.


Outra meta importante do Nordeste Forte é a ampliação do ensino profissionalizante na região, elevando a participação do Nordeste nas matrículas nacionais a, no mínimo, 30%. O plano ainda prevê a ampliação de programas de acesso a financiamento estudantil e a promoção da inclusão digital e empreendedorismo por meio de centros de inovação voltados à cadeia produtiva regional. Estes centros vão oferecer acesso gratuito à internet, treinamentos profissionalizantes e apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo.


Plano Nordeste Forte foi lançado na manhã desse sábado pelo candidato à presidência da República Aécio Neves, em Salvador. Durante o evento, Aécio afirmou que “o conjunto (de ações) foi discutido intensamente com a sociedade organizada de vários Estados, praticamente todos os Estados do Nordeste, com representantes da academia, lideranças políticas. É um programa com metas, factível”.

Nenhum comentário: