25 de junho de 2009

Abertas inscrições ao Edital Microprojetos Mais Cultura


A cidade de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, foi o palco do lançamento de uma ação de incentivo cultural voltada para o semi-árido mineiro: o Microprojetos Mais Cultura no Estado de Minas Gerais. A iniciativa, que teve seu edital lançado nessa terça-feira (23), é do Ministério da Cultura (MinC), no âmbito do Programa Mais Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), e a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG). O objetivo é fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais dos 86 municípios do semiárido mineiro.

O lançamento do edital foi feito na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), com a participação do secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant, da chefe da representação do MinC em Minas Gerais, Aída Ferrari, do gerente da Secretaria de Articulação Institucional do MinC, Fred Maia, dos prefeitos de Itaobim, João Pereira dos Santos, e de Rubelita, Devany Ferreira Murta, além de representantes da área cultural de vários municípios da região.

A ação destinará mais de R$ 937 mil, somente em Minas Gerais, contemplando projetos com valor médio de R$ 10,8 mil. Cada iniciativa receberá de um a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.

Seis áreas serão atendidas pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Poderão se inscrever brasileiros natos ou naturalizados que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; e pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.
Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: