29 de junho de 2009

Proalfa 2009 começa a avaliar estudantes nesta segunda-feira


Para identificar o nível de alfabetização das crianças de oito anos da rede pública de Minas Gerais, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), inicia nesta segunda-feira (29) a aplicação dos testes do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). Em Belo Horizonte, a aplicação dos testes começa na terça-feira (30) e vai até sexta, 3 de julho. Todos os alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Fundamental de nove anos nas escolas estaduais e municipais de Minas Gerais devem participar da avaliação. As crianças matriculadas nos 2º e 4º anos do Ensino Fundamental também serão avaliadas por amostragem. Participam 511.145 alunos, matriculados em 9.446 escolas públicas dos 853 municípios mineiros. As provas serão aplicadas no horário das aulas.

Os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) vêm demonstrando os avanços dos alunos. Nos últimos três anos, o índice de aprendizado no nível recomendado das crianças do 3º ano das escolas estaduais subiu de 48,7%, em 2006, para 72,5%, em 2008. A meta é que, em 2011, esse índice esteja próximo de 100%. Minas Gerais é o único estado do Brasil que faz avaliação na fase de alfabetização.

Tão importante quanto o crescimento do número de crianças que lêem e escrevem com autonomia é a redução do percentual das crianças que não sabem ler ou não lêem bem. As taxas de alunos que estavam nos níveis baixo e intermediário nas escolas da rede estadual caíram entre 2007 e 2008 de 18,9% para 13,8% e de 15,3% para 13,7%, respectivamente.

Além de avaliar os sistemas de ensino, o Proalfa gera indicadores que permitem a identificação do grau de leitura e escrita por rede de ensino, região do Estado, município, escola e até por aluno, o que possibilita inclusive a análise e a intervenção pedagógica individual nas escolas. Esse diagnóstico permite também que Secretaria de Estado de Educação (SEE) apóie a multiplicidade de projetos de intervenção pedagógica nas escolas e defina políticas públicas mais adequadas a cada região do Estado.


Leia mais na integra: Agência Minas

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