22 de junho de 2009

Minas Leite atende produtores rurais da Zona da Mata


Produtores de leite na região de Juiz de Fora e Cataguases, na Zona da Mata, são os alvos do Programa Minas Leite, neste mês. Extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) de 13 municípios, vão escolher propriedades rurais para trabalhar a gestão da atividade leiteira. Um produtor em cada cidade vai contar com assistência técnica voltada para a qualidade do leite, melhoria genética do rebanho e da alimentação bovina, diminuição do custo de produção, entre outros itens.

O Minas Leite é um programa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), executado pela Emater-MG. Na etapa que se inicia o programa vai atender produtores dos municípios de Bom Jardim de Minas, Chácara, Chiador, Oliveira Fortes, Paiva, Passa Vinte, Rio Preto, Santa Rita de Jacutinga e Simão Pereira. Todos situados na unidade regional da Emater-MG em Juiz de Fora. Os demais, Silverânia, Mercês, Tabuleiro e Cataguases, pertencem à regional de Cataguases. A previsão é que as atividades do programa sejam concluídas até dezembro 2012.

Execução

A execução do Minas Leite será feita a partir da escolha de uma propriedade familiar, em cada um dos municípios participantes. Extensionistas da Emater-MG, devidamente capacitados, irão visitar o local eleito, duas vezes por mês, para prestar assistência. A proposta é que seja feito o acompanhamento do gerenciamento da pecuária leiteira, por meio do manejo de pastagens, alimentação estratégica do gado no período de seca, prevenção e controle sanitário dos rebanhos, implementação de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e melhoramento genético. Além disso, as propriedades selecionados vão abrigar unidades demonstrativas para receber visitas técnicas e sediar dias de campo. A intenção é que sirvam de modelo para outros produtores rurais.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: