10 de junho de 2009

Fapemig transfere nova tecnologia para a indústria


Com o objetivo de disponibilizar para a sociedade os benefícios gerados pela ciência, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) concretizou, nesta quarta-feira (10), a transferência para a indústria de mais uma tecnologia desenvolvida com seu apoio. A assinatura do contrato, realizada na sede da Fundação, reuniu o inventor Révelson de Souza Lima, representantes da Fapemig e da EMX, empresa da Incubadora Incit, de Itajubá, no Sul de Minas. No documento, estão previstas as obrigações e também a participação de cada envolvido na receita gerada pela comercialização dos produtos.

"Este tipo de incentivo é uma modalidade inédita no país: uma agência de fomento apoiando uma idéia que pode se transformar em um grande negócio. Esta articulação entre a Fapemig, inventores e indústria pode gerar produtos competitivos, trabalho, renda e riqueza para o país", afirmou o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges.

Novo produto

O acordo assinado atesta a exploração comercial de um produto inovador: a "Suspensão Compacta" para motocicletas, bicicletas e veículos comerciais leves, como pick-ups de pequeno porte. A inovação reúne em um só eixo o sistema de mola e o "amortecedor radial", que tem a finalidade de amortecer movimentos de rotação de um eixo em sentido horário e anti-horário, proporcionando um sistema menor e mais leve.  As vantagens do invento sobre os atuais sistemas de suspensão são muitas: ganho de espaço, desempenho, performance (por ser mais compacta e leve), e ainda proporcionar mais estabilidade e resistência aos veículos. "O povo brasileiro é muito criativo, só precisa de incentivo. Estou muito contente com esta iniciativa inédita da Fapemig, pois aproxima o inventor e a indústria para gerar inovação", declarou Révelson de Souza, criador do novo produto.

A invenção de Révelson em breve poderá ser vista no mercado. Com a assinatura da transferência de tecnologia, a empresa EMX concretiza acordo com a Lem Motor do Brasil, fabricante de motocicletas que pretende investir em um novo modelo de Scooters, utilizando a Suspensão Compacta. "Estamos desenvolvendo a adaptação mecânica dos protótipos e, depois de validada, começaremos a produção", explicou Luiz Sérgio Pinto, diretor de operações da EMX.


Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Nenhum comentário: