22 de junho de 2009

Governo leva mais cultura para jovens do semi-árido mineiro


A cidade de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, será palco do lançamento de uma ação de incentivo cultural voltada para o semi-árido mineiro: o Microprojetos Mais Cultura no Estado de Minas Gerais. A iniciativa, que terá seu edital lançado nesta terça-feira (23), é do Ministério da Cultura (MinC), no âmbito do Programa Mais Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), e a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

O objetivo é fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais dos 86 municípios do semi-árido mineiro. O lançamento do edital será na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), às 15h, com a participação do secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant, da gerente de Ações do Programa Mais Cultura, Mônica Monteiro, da chefe da representação do MinC em Minas Gerais, Aída Ferrari, da representante da Funarte em Minas, Miriam Lott, do gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, Henilton Menezes, além de autoridades locais. No evento haverá apresentação do coral da cidade, Ouro de Minas.

Os projetos a serem beneficiados pela ação deverão ter jovens de 17 a 29 anos como protagonistas ou beneficiários, residentes na região. “Com os Microprojetos, mais uma promissora parceria com o MinC, a expectativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, é incentivar a realização de atividades socioculturais de baixo custo, por meio de seleção pública de projetos de orçamento reduzido numa região que demanda muita atenção por parte do Estado. Mais do que de oportunidade, estamos falando de cidadania. A idéia é promover a difusão, a valorização e o fortalecimento da cultura local, transformando-a num fator de transformação social de jovens inseridos num contexto de vulnerabilidade social”, disse Paulo Brant.

“Esse é o primeiro edital do Ministério da Cultura específico para o semi-árido, uma região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções. Estamos disponibilizando R$ 13,5 milhões para financiar projetos culturais em 1.200 municípios, de 11 Estados”, afirma a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles. “Com essa ação, por meio de uma parceria com os governos estaduais e com o Banco do Nordeste, estamos democratizando não somente o acesso a crédito para apoiar as múltiplas expressões culturais do semi-árido, como promovendo o acesso dos jovens e da população a bens e serviços culturais”, destacou.


Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Nenhum comentário: