29 de junho de 2009

Encontro discute ações de combate ao trabalho infantil


Especialistas em políticas voltadas para crianças e adolescentes se reúnem, nesta terça-feira (30), em Belo Horizonte, para discutir o combate ao trabalho infantil no Estado. O II Seminário sobre Trabalho Infantil será na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), unidade Coração Eucarístico, das 9h às 16h. O evento é promovido pela Coordenadoria Especial da Política Pró-Criança e Adolescente (Cepcad), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e a PUC Minas.

O seminário tem como objetivo mobilizar profissionais e educadores que trabalham com a garantia dos direitos da criança e do adolescente na erradicação do trabalho infantil e, também, discutir políticas públicas que garantam esses direitos. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio do coordenador do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (Ipec), Renato Mendes, vai participar do seminário.

Durante o encontro, será lançado o livro "Saberes da Gestão - O trabalho Socioeducativo de Criança e do Adolescente". Para a coordenadora Especial de Política Pró-Criança e Adolescente e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Martins, o lançamento do livro poderá trazer diversos benefícios para os gestores municipais de Minas. "Um dos objetivos do livro é qualificar as prefeituras, levar informações sobre o trabalho infantil e estimular estudos que formulem trabalhos de enfretamento ao problema. Acima de tudo, enfatizar que o lugar das crianças é na escola".

Na solenidade estarão presentes o secretario adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Juliano Fisicaro Borges; o representante da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, deputado estadual André Quintão; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Minas Gerais, Andréia Mismosto Carelli; o presidente da Fundação João Pinheiro, Afonso Henriques Borges Ferreira; a coordenadora do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa), Elvira Miriam Veloso de Mello Consendey, e o professor da PUC Minas Paulo Roberto de Sousa.

Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: