23 de junho de 2009

Aécio Neves destaca parceria da sociedade no combate à violência


O governador Aécio Neves afirmou, durante assinatura do decreto que instituiu o Projeto Regresso, no Palácio da Liberdade, nesta terça-feira (23), que a mobilização da sociedade tem sido fundamental para garantir o sucesso da política de segurança do Estado e o combate à violência. Segundo ele, as parcerias do Governo de Minas com a iniciativa privada, universidades e ONGs tem se tornado referência para outros estados brasileiros.

“Essa nossa ação de segurança pública será das melhores e mais fecundas marcas da nossa administração. Pela presença de entidades de classe de todas as áreas de atuação de empregadores e empregados, essa ação irá perenizar. A mobilização do setor privado, inédita no Brasil, na dimensão do que ocorre em Minas Gerais, é algo que pode estimular outros empresários e dirigentes, com responsabilidade social, de outras partes do Brasil, a caminharem na mesma direção”, afirmou Aécio Neves, em seu pronunciamento.

Poder Judiciário

O Governo do Estado desenvolve parceria importante com o Poder Judiciário para implantação das Apacs, entidades dedicadas à reintegração social dos condenados. Atualmente, Minas mantém 19 unidades em funcionamento, atendendo mais de 1.100 presos e é o Estado que mais obteve êxito na execução deste modelo criado em 1972. A primeira experiência de Apac em Minas foi implantada em 1986, em Itaúna, e hoje é reconhecida nacionalmente como modelo na recuperação de presidiários.

O Poder Judiciário e o Ministério Público Estadual ainda são parceiros do Governo de Minas na implantação do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH), órgão que agiliza processos relativos a adolescentes infratores na capital. Nele estão integrando, no mesmo espaço físico, os trabalhos das Polícias Civil e Militar, representantes do Tribunal de Justiça, da Vara Infracional da Infância e Juventude, Promotoria da Infância e Juventude, Procuradoria-Geral de Justiça e Defensoria Pública.

Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: