24 de junho de 2009

Encontro de produtores fortalece agricultura familiar


O Encontro de Oleaginosas realizado esta semana em Montes Claros serviu para dar informações necessárias sobre colheita e produção de mamona, girassol e algodão aos produtores do Norte de Minas. As sementes são matérias-primas necessárias para abastecimento da Usina de Biodiesel da Petrobras, inaugurada no início do ano. Uma grande oportunidade de geração de trabalho e renda para milhares de famílias da região. Cerca de duzentas pessoas participaram do evento que abordou temas como modificação do meio ambiente, produção agrícola para o biodiesel, Arranjo Produtivo Local (APL) de Biodiesel e Óleos Vegetais sob responsabilidade do coordenador do Programa Estadual de Energia, Marcelo Franco.

Segundo o secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Roberto Amaral, esse é um dos programas de safra agrícola que deve começar em agosto de 2009 e terminar em julho de 2010. O programa conta com a parceria de grandes grupos como Bancos do Brasil e do Nordeste, Centro de Inovação em Bioenergia do Estado de Minas Gerais, Cooperativa Grande Sertão, Emater-MG e Petrobras. Dados da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento mostram que Montes Claros possui entre 3 e 5 mil produtores que pretendem trabalhar com oleaginosas, aumentando a renda familiar e abastecendo a Usina de Biodiesel.

O produtor rural Manoel Veloso do distrito de Nova Esperança disse que está confiante com a produção de oleaginosas. “Tem mais de 30 anos que trabalho na área rural, no cultivo de hortaliças, um investimento mensal que chega a R$ 1,5 mil e com o incentivo das oleaginosas a expectativa é que este número aumente para uns R$ 5 mil ou mais”.



Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: