24 de junho de 2009

FJP sedia seminário sobre Monitoramento e Avaliação


Nesta quinta (25) e sexta-feira (26), a Fundação João Pinheiro (FJP) sediará, em Belo Horizonte, o I Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. O evento, que tem o apoio do Banco Mundial, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), será realizado no auditório do Campus Brasil da Escola de Governo (avenida Brasil, nº 674, bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte), das 8h às 17h30.

Durante o seminário, cujo objetivo é promover a disseminação da cultura de Monitoramento e Avaliação no Brasil, serão discutidas diversas iniciativas de M&A desenvolvidas no país e as diferentes metodologias utilizadas. Participam especialistas da área, acadêmicos, representantes de governos, do setor privado e de organizações internacionais.

M&A

Por meio do acompanhamento sistemático das atividades e do desempenho de ações e programas e do diagnóstico dos problemas que impedem a consecução dos seus objetivos, o Sistema de Monitoramento e Avaliação permite verificar a eficiência e efetividade do processo de execução da ação ou programa, identificar suas realizações e fraquezas e recomendar medidas corretivas para otimizar os resultados.

No seminário, serão discutidas diferentes modalidades de monitoramento e avaliação de políticas e programas. Entre as instituições públicas e privadas que terão estudos de caso apresentados, incluem-se o Instituto Unibanco, com o Programa Jovens do Futuro; Banco Mundial, com o Programa de Redução de Pobreza do Panamá; Ministério da Educação, com o Programa Brasil Alfabetizado; Instituto Ayrton Senna, com o Programa de Avaliação e Monitoramento para o Desenvolvimento Humano; Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar), com a Avaliação de Projetos Educacionais em MG; e Fundação João Pinheiro, com a Pesquisa por Amostra de Domicílos (PAD-MG) e o Programa Viva-Vida.


Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Nenhum comentário: