19 de junho de 2009

Governo de Minas investe na atenção primária de Andrelândia


O Governo de Minas entregou nessa quinta-feira (18) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Edson de Rezende Meireles, em Andrelândia, Sul de Minas.

O Estado investiu R$ 180 mil na UBS, onde serão atendidas cerca de 4.500 pessoas dos bairros Serrinha e Rosário.

A inauguração foi feita pelo secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana. Marcus Pestana acredita que o trabalho em conjunto foi fundamental para a conclusão da obra.

“Ao inaugurar essa UBS estamos colhendo os frutos de uma parceria vitoriosa entre o Estado e o município, e isso só foi possível porque encontramos um terreno fértil”.

A unidade terá uma equipe de saúde da família composta por um médico, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, nove agentes comunitários de Saúde, um profissional para o setor administrativo e um para o serviço geral.

O secretário também explicou que são nas Unidades Básicas de Saúde que cerca de 80% dos problemas de saúde são tratados, portanto é fundamental um investimento vigoroso na saúde primária.

“A saúde primária é o coração do sistema, é por isso que o Governo de Minas vem desde 2005, ao criar o Saúde em Casa, investindo fortemente nesse nível de atenção. Minas possui o maior número de equipes de saúde da família, com 3.800 e até 2010 serão inauguradas 2.000 UBS”, completou.

Apoio Para o Prefeito de Andrelândia, Samuel Isac Fonseca, o município vem experimentando nos últimos anos uma melhora sistemática no setor de saúde. “Isso se deve ao apoio do Governo de Minas”, reforça.

O prefeito citou a execução da obra do terceiro bloco da unidade mista de saúde, em que a SES está investindo R$ 350 mil, a doação de veículos e a entrega da nova UBS como exemplos do papel do Estado no desenvolvimento do município.

O subsecretário de Desenvolvimento Regional e Urbano da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Rômulo Viegas, prestou homenagem ao médico Edson de Rezende Meireles, que nomeia a UBS, por ter sido um exemplo de pessoa que pensava no bem público. O subsecretário também ressaltou a importância das ações em parceria.

“O trabalho desenvolvido pelo atual e pelo ex-prefeito de Andrelândia encontrou suporte no governo mineiro e hoje estamos aqui para comprovar isso”, assegurou.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: