15 de junho de 2009

Encontro debate projetos científicos na área de recursos hídricos


Pesquisadores na área de recursos hídricos da bacia do rio Doce se reúnem entre os dias 17 e 19 de junho em Ouro Preto para apresentar e debater trabalhos científico-tecnológicos que podem contribuir para a gestão das águas na região. A atividade é uma promoção da Rede de Ciência, Tecnologia e Inovação em Suporte à Gestão das Águas da Bacia do Doce (Rede CTI Doce), com o apoio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), Agência Nacional de Água (ANA), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e das Secretarias de Ciência e Tecnologia dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. 

“O encontro visa à troca de experiência entre os pesquisadores e os órgãos gestores das águas que atuam na bacia do rio Doce, incentivando a cooperação entre os públicos participantes, além de divulgar trabalhos que podem contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico na área de recursos hídricos”, explica o coordenador do evento, Edmilson Costa Teixeira. Durante o evento, serão apresentados 38 trabalhos de sete instituições mineiras e capixabas de ensino e pesquisa. 

Outra proposta é de criar, no encontro, uma Sub-Rede da Rede CTI-Doce, com a participação de estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, vinculados a instituições-membro da Rede. “A Sub-Rede será muito importante no suporte ao fortalecimento da gestão das águas do Doce. Exemplificando, três cursos de capacitação que serão oferecidos durante o evento, terão mestrandos e doutorandos como instrutores”, destacou Edmilson Teixeira. 


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: