15 de junho de 2009

Enduro Escola desperta consciência ambiental e turística


Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais promove, nesta quarta-feira (17), a terceira etapa do Enduro Escola, no município de Alvorada de Minas – Circuito Turístico dos Diamantes, região Central do Estado. Desta vez, o projeto de educação ambiental e recreação esportiva contará com a participação de 160 alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Madureira Horta. O objetivo é estimular a preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio, por meio da prática do trekking ecológico.  A iniciativa integra as ações do Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos do Governo de Minas.

No Enduro Escola são realizadas provas de trekking (caminhada) com alunos da rede pública de ensino de alguns dos 29 municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio, sensibilizando as comunidades para a importância da preservação ambiental para o desenvolvimento da atividade turística. “Nesta etapa mantemos o propósito de conscientizar os estudantes para o fato de que Minas Gerais tem grandes atrativos para o turismo de aventura e ecoturismo, mas temos que ficar atentos para a questão da sustentabilidade. É preciso garantir que os turistas vivenciam as experiências nos atrativos, sem causar danos ao meio ambiente. E nesse quesito, a mobilização da comunidade é palavra chave”, avalia Marcel Vasconcellos, turismólogo da Secretaria de Estado de Turismo.

O Enduro Escola é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio, prefeitura de Alvorada de Minas e Escola Estadual José Madureira Horta. O evento conta, ainda, com os seguintes apoios: Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam)Instituto Estadual de Florestas (IEF), Circuitos Turístico dos Diamantes, Associação Comunitária de Preservação de Nascentes do Rio Santo Antônio.

As duas etapas anteriores do projeto foram realizadas nos municípios de Senhora do Porto (setembro 2008) e no distrito de Serra dos Alves, em Itabira (março 2009). A quarta e última etapa será em agosto, no município de Itambé do Mato Dentro.


Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Nenhum comentário: