12 de junho de 2009

Estudantes aprendem sobre música no Palácio das Artes


O Palácio das Artes mais uma vez recebe alunos de escolas públicas e particulares nos dias 15 e 16 de junho (segunda e terça-feira), para a realização do Concerto Didático, no Foyer do Grande Teatro. De 9h30 às 10h45, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob regência do maestro Charles Roussin, mostrará aos estudantes como funciona uma orquestra e curiosidades da música erudita. Mais de 500 alunos, entre crianças, jovens e adultos vão escutar pela primeira vez obras de compositores inesquecíveis, como Mendelssohn, Schubert e Gounod.

Realizado a partir do agendamento antecipado por parte das instituições de ensino, o Concerto Didático tem o objetivo de apresentar instrumentos e curiosidades da música erudita. Com duração de uma hora, cada naipe (ou grupo de instrumentos da Orquestra) se apresenta separadamente e depois em conjunto, mostrando a sonoridade de cada grupo de instrumento e, em seguida, o entrosamento em conjunto. A partir daí, os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos instrumentos, como se organiza a orquestra e a função do maestro.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foi criada em setembro de 1976, e desde sua criação vem cumprindo o papel de difusora da música erudita para todo o público. Em 2008 foram realizados mais de sessenta concertos.
Sempre aprimorando a excelência de sua performance, a Orquestra diversificou sua atuação em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre, na capital e no interior, executando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo.


Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Nenhum comentário: