17 de junho de 2009

Minas apresenta programa para redução da mortalidade infantil


Estima-se que 72% dos óbitos infantis ocorram nos primeiros 28 dias de vida dos bebês, ou seja, no período neonatal. Muitas destas mortes estão relacionadas ao nascimento prematuro, com bebês considerados de baixo peso, com menos de 1,5 Kg.

Por isto, um monitoramento intenso desses casos é peça-chave para redução da mortalidade infantil. Para incentivar a troca de experiências e cumprir esta tarefa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoveu, nessa terça-feira (16), um encontro da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (RBPN).

Durante o encontro, realizado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, foi apresentada a experiência do programa Viva Vida, além de discutidas diretrizes que pudessem ser adotadas para reduzir os índices de mortalidade infantil.

“Foi um encontro dos melhores especialistas que discutem tecnicamente o que se pode aplicar nas políticas públicas, com grande ganho na parte de intercâmbio.

Pudemos demonstrar nossa atuação aqui em Minas com o Viva Vida, desde o trabalho preventivo até a ampliação de leitos de UTI neonatais viabilizadas pelo programa.

Também pudemos conhecer o que vem sendo adotado na área em outros estados para melhorarmos nosso acompanhamento aos recém-nascidos”, avaliou a subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da SES, Helidéa de Oliveira Lima.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: