17 de junho de 2009

Produção de café especial ganha força em Minas Gerais


Maior produtor de café do Brasil, com 49% da produção brasileira, Minas também se destaca no cultivo de cafés especiais. Somente na microrregião da Serra da Mantiqueira, no Sul do Estado, das 500 mil sacas produzidas anualmente, 40% são de grãos especiais.

O café especial se diferencia do tradicional por ser produzido com 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre dos cafés. Outro fator preponderante para a produção é o cultivo em altitudes elevadas, o modo de colheita e o processo de secagem do grão.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), a produção do café arábica representa 72,49% (28,3 milhões de sacas de café beneficiado) da produção do país, e tem como maior produtor o Estado de Minas Gerais, com 66% (18,97 milhões de sacas de café beneficiado). Em Carmo de Minas, cidade situada na Serra da Mantiqueira, a 330 quilômetros de Belo Horizonte, o café representa 80% da economia local.

O cultivo e processamento do café também é a principal atividade econômica de aproximadamente 400 municípios mineiros. No último concurso de qualidade de cafés do Brasil e leilão, em 2008, Carmo de Minas conquistou 11 colocações entre os 23 classificados, inclusive o primeiro lugar na disputa.

Outras sete propriedades vencedoras são de Minas Gerais. Carmo de Minas destacou-se principalmente devido ao cultivo do grão em áreas com altitude acima de 1000 metros.



Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: