23 de junho de 2009

Servas festeja produção do VitaVida e lança nova embalagem



O VitaVida, programa de complementação alimentar do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), comemora a distribuição de 11 milhões de refeições produzidas e entregues a entidades de assistência social de todo o Estado desde 2003. Para celebrar o marco, o chef barcelonês Xavier Franco preparou nesta terça-feira (23), na fábrica do VitaVida da Ceasa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma paelha de frango com o mix de vegetais desidratados do programa. Durante a solenidade os parceiros receberam o “Certificado de Solidariedade” e também foi lançada a nova embalagem do produto.

“Estamos comemorando essa marca maravilhosa de 11 milhões de refeições distribuídas. Desde 2003 esse programa vem recebendo investimentos importantes em novas tecnologias, laboratórios e parcerias com universidades, o que garante ao produto qualidade e sabor. É um programa transformador”, disse a presidente do Servas, Andrea Neves.

Em 2003, 84 associações assistenciais eram atendidas. Atualmente, cerca de 625 entidades em 229 municípios de todo o Estado recebem o complemento alimentar continuamente, com renovação do estoque a cada três meses. Somente no primeiro trimestre de 2009 foram doadas 528 mil porções de alimentos. Mensalmente, são produzidas 72.000 refeições em cada fábrica, e na unidade de Montes Claros são produzidos 750 kg de banana-passa por mês – o equivalente a 15 mil porções.

A paelha (veja receita abaixo) foi preparada por Xavier Franco, na presença de todos os convidados. Ao final, todos puderam experimentar o prato, inclusive as crianças do Centro Infantil Educar, presentes na solenidade. “Foi uma sensação peculiar e sensacional que eu nunca pensei passar”, disse.

Franco teve o cuidado de escolher uma receita simples, com ingredientes básicos, como arroz e frango, para que o prato fosse acessível e fácil de preparar. “A paelha, muito tradicional no meu país (Espanha) leva o arroz, que é base da alimentação em muitos lugares”, disse. A pimenta nyora, típica da Catalunha, foi trocada pela brasileira pimenta biquinho.

Nenhum comentário: