19 de junho de 2009

Noite de estréia para os músicos da orquestra infanto-juvenil


Emoção e encantamento. Assim eram os sentimentos dos alunos da Orquestra Infanto-Juvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, que integra o Programa Escola Viva Comunidade Ativa, e da platéia na primeira apresentação pública dos estudantes na noite dessa quinta-feira (18).

Com idade entre nove e 15 anos, eles não escondiam a ansiedade antes do início do concerto do Primeiro Encontro de Orquestras Infanto-Juvenis do projeto Educativo e Cultural Música nas Escolas, em sua quarta temporada em Belo Horizonte.

O estudante Emanoel Júnior, 14 anos, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, era um dos mais animados na orquestra.

“É empolgante tocar um instrumento pouco conhecido pela maioria da população”, disse, referindo-se ao contrabaixo. “É uma honra tocar aqui para todas essas pessoas na platéia, mas é uma honra principalmente aprender a tocar. Vou me preparar para estudar na universidade da música”, disse.

Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, Raquel Elizabete de Souza Santos, a música aproxima a comunidade e os alunos. “Quando todos se unem, a escola consegue mostrar os seus talentos”, disse.

Um desses novos talentos, a violinista Lorena Vitória, garantiu que o nervosismo inicial em nada atrapalhou a alegria de tocar o instrumento de música erudita em público.

“Foi muito bom. Quando entrei no palco, fiquei tranquila porque tinha certeza que ia dar certo. É uma oportunidade e tanto”, garantiu.

O pai da jovem, o vendedor Jorge Gonçalves Xavier, nunca havia imaginado assistir uma apresentação da filha tocando o instrumento e disse que vai incentivar a continuidade dos estudos de música.

A estudante Carla Estefanoy, 12 anos, do 6º ano, toca flauta transversal e disse também vai querer se especializar. Para ela, o mais difícil é conseguir o fôlego necessário.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: