23 de junho de 2009

Funed tem nova certificação de Boas Práticas de Fabricação



Foi publicada nesta segunda-feira (22), no Diário Oficial da União, a nova certificação da Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Boas Práticas de Fabricação para sua linha de produção. A certificação é concedida anualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O certificado atesta que a Funed atende aos requisitos da resolução RDC Nº 210 da Anvisa, regulamento técnico das Boas Práticas de Fabricação de medicamentos. A resolução inclui requisitos de garantia de qualidade referentes às instalações, materiais, equipamentos, documentação, recursos humanos, treinamentos, sanitização e higiene e atendimento a clientes, por exemplo.

Para conceder o certificado, técnicos da Anvisa e da Vigilância Sanitária Estadual realizam inspeções para verificar se o controle de qualidade e o cumprimento de todos os requisitos da norma são efetivos em todas as etapas de produção. “Ao receber um medicamento produzido pela Funed, o cidadão tem a segurança de utilizar um produto fabricado dentro dos princípios de qualidade exigidos”, afirma Maria Olívia Teixeira Nogueira, chefe do Serviço de Assuntos Regulatórios da Funed.

A Fundação Ezequiel Dias, laboratório oficial integrado ao sistema estadual de saúde, tem, atualmente, contrato para fornecimento de 22 itens para a Secretaria de Estado de Saúde (SES), além de três itens para o Ministério da Saúde. Os medicamentos são distribuídos a postos de saúde de municípios de todas as regiões mineiras e contemplam cerca de 80% das doenças diagnosticadas na atenção primária à saúde, a exemplo de analgésicos, cardiovasculares, antiinflamatórios, antihipertensivos e antidiabéticos.



Matéria publicada: Agência Minas

Nenhum comentário: