2 de julho de 2009

Agregaminas fortalece produção de queijo e mel no Estado


Agregar valor a produtos da agricultura familiar para inserção e conquista de mercados. Este é um dos objetivos do Agregaminas, programa estruturador da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) que, por meio de diversas ações, vem dando força à produção de queijo Minas artesanal e de mel. Experiências de sucesso podem ser conhecidas em diversas partes do Estado.

É o caso, por exemplo, da microrregião de Guanhães, no Leste do Estado, onde quatro municípios que produzem queijo Minas já contam com oito queijarias cadastradas no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Juntos, os municípios de Sabinópolis, Paulistas, Dom Joaquim e Materlândia fabricam cerca de 31 mil quilos de queijo por mês. Além de fazendas produtoras, as queijarias são organizadas em cooperativas e associações que comercializam os produtos nas regiões Leste, Centro e Nordeste de Minas e em Belo Horizonte.

O produtor rural de Sabinópolis Euler Menezes de Pinho recebeu assistência da Emater-MG durante todo o processo de produção, desde o manejo sanitário do rebando até as medidas corretas para a comercialização dos queijos. “Vendo direto nos supermercados em Sabinópolis, São João e Guanhães, uma média de 65 quilos por dia. Com a orientação da Emater-MG, consegui agregar valor e melhorar meu produto”, afirmou. Euler aprendeu a fazer queijo ainda criança, observando o pai. Há onze anos, o produtor fabrica e comercializa queijos, mas somente em 2008, conseguiu cadastrar o produto no IMA.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: