27 de julho de 2009

Ipem Minas resultado de avaliação de produtos ligados a festas juninas


A gerência de Metrologia para Produtos Pré-Medidos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG) divulgou o balanço dos exames quantitativos realizados em produtos juninos, no período de 25 de maio a 14 de julho. Os testes foram realizados no laboratório de pré-medidos, em Contagem. A ação de fiscalização teve como objetivo defender o consumidor contra possíveis erros na quantidade de produtos juninos – bastante consumidos nessa época do ano.

Segundo a gerente de Metrologia para Produtos Pré-Medidos, Ângela Cadette, 60 lotes de produtos foram coletados, totalizando 890 unidades examinadas. Desses, 56 foram aprovados e quatro reprovados, na média, por apresentar peso menor que a indicada na embalagem. Um produto também foi reprovado no critério individual. As amostras devem ser aprovadas tanto no critério individual, quanto em relação à média percentual. No caso de reprovação, a empresa tem um prazo de dez dias para apresentação de defesa junto ao Ipem/MG. Após esse período, há uma análise jurídica e administrativa para aplicação de penalidade administrativa.

Entre os produtos analisados estão: milho de pipoca, canjica branca e amarela, amendoim, rapadura, cachaça, pé-de-moleque, leite de coco e coco ralado. Ângela explica que a fiscalização dos produtos pré-medidos (aqueles embalados e pesados longe da vista do consumidor) acontece de maneira rotineira durante todo o ano. Caso o consumidor desconfie de alguma irregularidade no produto, a denúncia pode ser feita na Ouvidoria do Ipem Minas pelo telefone 0800 335335 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.mg.gov.br
Fonte: Minas em pauta

Nenhum comentário: