8 de julho de 2009

Minas possui 505 propriedades aptas a exportar para a UE


Minas Gerais alcançou o número de 505 propriedades aptas a fornecer animais para frigoríficos exportadores para a União Européia (UE). Esse número representa 39,5% das 1.277 propriedades em todo o Brasil e coloca o estado no primeiro lugar, seguido de Goiás e Mato Grosso.

A expectativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é aumentar ainda mais este número e chegar a 800 propriedades aptas a fornecer animais ao mercado internacional até o final deste ano.

Estar apta a exportar para os europeus significa também poder fornecer carne para os outros países, já que as exigências da UE são as mais rigorosas, além de agregar valor ao produto. Por isso, cada vez mais produtores rurais têm interesse em entrar para essa lista de exportação.

Para isso, os proprietários de fazendas precisam contratar uma certificadora e adequar a propriedade ao Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). A partir daí as propriedades passam por uma auditoria realizada por técnicos do IMA. Em seguida, os laudos são encaminhados para análise do Comitê Estadual de Assessoramento ao Sisbov (Ceas), composto por técnicos do Instituto e do Ministério da Agricultura (Mapa). Os relatórios daquelas fazendas que cumprem os requisitos exigidos para exportação são enviados pelo Mapa para a aprovação da UE.

Minas Gerais conta com 30 equipes do IMA para fazer o trabalho de auditoria nas fazendas. O Instituto possui 60 profissionais que trabalham com auditorias do Sisbov, o que permite a realização de cerca de 150 auditorias por mês.
Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: