28 de julho de 2009

Gripe suína: Governo Aécio Neves mantém portal eletrônico com informações sobre a doença – informações atualizadas também podem ser obtidas pelo Twitt


No ar desde o final de abril, o hotsite da Influenza A (http://gripesuina.saude.mg.gov.br/), criado pelo Governo Aécio Neves por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é um canal de comunicação a mais para informar o cidadão. Proporciona à equipe de comunicação da SES/MG agilidade na publicação das notícias atualizadas sobre a doença, aliadas à informações úteis, como a prevenção e os sintomas, além de manter o cidadão informado sobre esse tema.

No hotsite ainda é possível encontrar informações que são relevantes para os profissionais de saúde, como o Protocolo Estadual de Vigilância Epidemiológica e Assistência aos casos de Influenza e o Plano Estadual de Enfrentamento da Ameaça da Influenza A (H1n1).

Outro instrumento de comunicação que a SES vem utilizando é a newsletter – jornal eletrônico -, com informações específicas para cada público de como proceder em casos de suspeita da doença, bem como maneiras de prevenção. Na final da Copa Libertadores da América, a SES enviou uma newsletter para a rede hoteleira de Belo Horizonte, já que a cidade estava recebendo jogadores, comissão técnica e torcedores do time Estudiantes, da Argentina. A newsletter trazia informações de como funcionários deviam proceder em caso de algum hóspede com suspeita de Influenza e sobre como identificar esses suspeitos.

A SES também conta com um perfil no Twitter (@saudemg), no qual os usuários da rede de microblog podem acompanhar em tempo real tudo que acontece na Saúde em Minas Gerais; o que inclui as atualizações da Influenza em Minas, como divulgação do número de casos, notícias e a situação da doença no Estado.

Rich Media

Outra ferramenta que passará a ser utilizada pela SES, tendo em vista a presença do vírus H1N1 em Minas Gerais é um banner de internet, tipo Rich Media, formato que demanda uma proposta personalizada por parte de cada portal, pois foi desenvolvido especialmente para a campanha e não se encaixa nos formatos expressos nas tabelas dos sites. O objetivo é levar os usuários ao hotsite http://gripesuina.saude.mg.gov.br/ onde poderão tirar todas as dúvidas sobre a doença.

O banner será publicado dois maiores portais (horizontais) de Minas Gerais, que oferecem cobertura de 42,6% do público mineiro (dados: google adplanner – julho/08 a junho/09). A peça permanecerá na rede de 1º a 15 de agosto.

A vantagem de se utilizar o rich media é o aumento significativo da taxa de click through rate (CTR), que nada mais é que o número de cliques que a peça recebeu, dividido pelo número de impressões. Assim, mais usuários clicarão na peça e serão levados ao hotsite da campanha.

O banner aparece dentro das suas dimensões comuns. Um homem movimenta a cabeça e espirra. Gotículas se espalham rapidamente pela tela e entra a mensagem. Caso o usuário passe o mouse pelo banner ele se expande para toda a tela.

O Rich Media é o formato de internet que mais chama a atenção do usuário, pois o surpreende. É impossível passar despercebido a ele. Esse formato sai dos moldes comuns, invade a área do usuário e tem grande apelo visual.

Fonte: Minas em pauta

Nenhum comentário: