14 de julho de 2009

Programa beneficia mais de mil famílias no semi-árido mineiro


Os barramentos e as bacias de contenção de água de chuva, construídos pela Fundação Rural Mineira (Ruralminas), já beneficiaram 1.220 famílias nas regiões do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, conforme o primeiro balanço semestral das ações, que começaram a ser executadas no início deste ano. As ações fazem parte do Programa de Convivência com a Seca e Inclusão Produtiva, do Governo de Minas

O Programa reúne ações de médio e longo prazo, visando minimizar os impactos da seca na região. Estão sendo construídos pequenos barramentos de terra e bacias de captação de águas de chuva, com o objetivo de perenizar os cursos d’água, acumular os recursos hídricos nas propriedades pelo maior tempo possível e permitir a infiltração das águas de chuvas nos lençóis subterrâneos.

As ações vão garantir o abastecimento humano e animal de comunidades rurais, viabilizando, também, pequenos projetos de irrigação. As obras já foram finalizadas em sete cidades – Montes Claros, Glaucilândia, Lontra, Patis, Medina, Pedra Azul e Teófilo Otoni. Nos municípios de Comercinho e Itambacuri, as obras ainda estão em andamento. De acordo com o levantamento, já foram construídos 14 barramentos de terra, 129 bacias de captação de águas de chuvas, além de trabalhos de terraplanagem para a construção de uma fábrica comunitária de farinha, em Medina, e conservação de 22 km de estradas vicinais para o acesso aos barramentos.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: