13 de julho de 2009

PEP EJA vai beneficiar mais de 24 mil jovens e adultos




Com investimento de R$ 12,7 milhões, o Governo de Minas inicia o Programa de Educação Profissional para a Educação de Jovens e Adultos (PEP EJA) integrada ao Ensino Médio. Os cursos terão duração de dois anos e meio. Com a implantação do PEP EJA o Governo de Minas passa a oferecer mais de 100 mil vagas em 77 cursos de Educação Profissional. O PEP EJA atenderá 24.120 alunos de 479 escolas estaduais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 275 municípios. Para essa modalidade, são três cursos técnicos integrados: Administração Empresarial, Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado e Assessoria. A metodologia selecionada pelos técnicos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) é o Telecurso Tec da Fundação Roberto Marinho, desenvolvida pelo Centro de Educação Tecnológica Paula Souza. Os cursos terão carga horária de 20h/aula por semana. Os próprios professores da rede estadual serão os orientadores das 603 turmas do PEP EJA no Estado.
A metodologia do Telecurso Tec adquirida para o PEP EJA consiste em 145 programas para cada um dos três cursos, que serão ministrados em sala de aula com utilização de CD, vídeo e ambiente virtual. Para utilizar a metodologia, a SEE enviou mais computadores para as escolas participantes do PEP EJA, além de equipamentos de TV e DVD.

A primeira reunião técnica do PEP EJA será nesta terça-feira (14), das 9 às 17 horas, no Hotel Dayrrel, em Belo Horizonte (rua Espírito Santo, nº 901, Centro). Os 479 diretores das escolas envolvidas, além de diretores e técnicos das superintendências regionais de ensino e da Secretaria de Estado de Educação receberão as orientações sobre o funcionamento do programa. O treinamento de professores será iniciado na primeira semana de agosto.

Educação Profissional

O PEP EJA é uma das ações do Programa de Educação Profissional (PEP), desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em todas as regiões do Estado. O objetivo do PEP é atender à crescente demanda dos jovens mineiros por mais e melhores oportunidades de acesso à formação profissional técnica de nível médio gratuita.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: