17 de julho de 2009

Parceria leva solidariedade ao Vale do Jequitinhonha


Cavaleiros de todo o Brasil se encontraram, essa semana, no Vale do Jequitinhonha, para mais uma etapa do Campeonato Sela de Ouro, da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. Com o apoio do Programa Turismo Solidário, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), a competição, que saiu de Diamantina, percorreu cerca de 200 km pelas antigas trilhas usadas pelos tropeiros, num roteiro paralelo à Estrada Real.

Sob o selo Caminhos Gerais, projeto idealizado por Lucio Flávio Baioneta, cerca de 150 participantes, entre cavaleiros, tratadores, equipe de apoio e amigos se uniram para aliar o esporte à ação solidária. O programa Turismo Solidário é parceiro das ações, hospedando os visitantes nos receptivos familiares locais – casas de moradores que recebem os turistas – e disseminando a cultura do Vale.

“O que mais nos deixa satisfeitos é ver o sorriso no rosto das pessoas e o reencontro com os amigos”, afirma Baioneta. Ele ilustra uma noite junina em São João da Chapada, em que a população esperava ansiosa a chegada dos cavaleiros na praça e a alegria com que a equipe era recebida. “O Turismo Solidário é a mola mestra das nossas ações. Há um intercâmbio de costumes, lugares, culinária, sabores, e uma enorme troca de experiências”, completou.

Segundo o idealizador do projeto, o Caminhos Gerais já prestou assistência a cerca de 30 mil crianças e 13 mil adultos nos Vales do Jequitinhonha e São Francisco. Esse número só pôde ser alcançado graças à parceria com as Universidades de Goiânia e Uberlândia, e no caso do Vale do Jequitinhonha, com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário: