13 de julho de 2009

Ponte Nova sediará programa CapaCidades na Zona da Mata


O Programa CapaCidades, implantado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), no último mês de junho, chega à sua quarta apresentação. Nos dias 28 e 29 de julho será a vez de Ponte Nova receber os técnicos da Sedru para ministrarem as oficinas de qualificação em gestão municipal. Araxá, Uberlândia e Paracatu sediaram as três primeiras e cada uma contou com mais de 100 agentes públicos. O estado de Goiás participou do evento, no Vale do Paranaíba.

O objetivo do curso é oferecer, aos gestores públicos municipais e aos atores locais, conteúdos e ferramentas que contribuirão para aumentar a capacidade institucional municipal. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos municípios. Nosso objetivo é capacitar o maior número de gestores e estimular a elaboração de planos diretores, planos locais de habitação e a formação de Consórcios Intermunicipais – ferramentas cruciais para a gestão municipal”. – declarou o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, e completou: “Estreitar os laços entre municípios e Estado é fundamental para o desenvolvimento de Minas. No governo Aécio Neves, os recursos são liberados mediante um planejamento, e não como era no passado: por meio de pedido político. O município que não se capacitar e planejar as suas ações não vai conseguir recursos nem estadual nem federal. A Sedru é a instituição encarregada de assessorar o município neste planejamento.”

Com parceria da Sedru, Caixa Econômica Federal, Crea e Ibam, o Programa CapaCidades vem obtendo avanços significativos no desenvolvimento local e regional. O curso tem a duração de dezesseis horas, sendo organizado em dois dias a partir de duas grandes temáticas orientadoras: Planejamento Urbano e Ferramentas de Planejamento e Gestão. O programa também será uma boa oportunidade para troca de experiências relacionadas aos temas em pauta, já que reúne diversas cidades de uma mesma regiãoAs inscrições para participação do Programa Capacidades em Ponte Nova poderão ser feitas pelo telefone (31) 3349-9220 ou http://www.urbano.mg.gov.br/, menu “Serviços”, item “Oficinas e Seminários”, “Programa CapaCidades”.



Leia mais na integra: Agência Minas


Nenhum comentário: