24 de julho de 2009

Atenção Primária à Saúde: Governo Aécio Neves obtém 100% de cobertura com o Programa Saúde da Família


O primeiro encontro das oficinas do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde (PDAPS) da região Macrocentro que ocorreu quarta-feira (22), na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), marcou 100% de abrangência do PDAPS no Estado. Agora, o Plano Diretor já atinge 75 microrregiões que integram 13 macrorregiões assistenciais em que fazem parte 3.500 unidades e 3.858 equipes do Programa Saúde da Família.

Para o consultor da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e coordenador do PDAPS em Minas Gerais, Helvécio Albuquerque, o Plano Diretor agrega ensino e serviço com uma linguagem própria para a transformação da vida das pessoas. “Em vários municípios onde o PDAPS já foi implantado, constatamos a queda da mortalidade infantil, diminuição das internações sensíveis e melhoria da qualidade da saúde materna. Isso mostra o quanto essa estratégia é importante”, declara.

A implantação do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde na região Macrocentro envolverá oito municípios: Nova Lima, Contagem, Sete Lagoas, Vespasiano, Betim, Curvelo, Itabirito e Caeté. Tutores da UFMG serão responsáveis por repassar os conhecimentos aprendidos nas oficinas aos facilitadores que, em seguida, auxiliarão os profissionais da saúde nos municípios, melhorando os serviços de cuidados com a saúde dos cidadãos.

O coordenador local da Macrocentro pela UMFG, Horácio Afonso de Faria, tem boas expectativas para os resultados das oficinas na atenção primária à saúde. “Esse projeto tem como objetivo principal o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Imagino que o fortalecimento da atenção primária à saúde é fundamental para esse processo de construção. Nesse sentido, o Plano Diretor vem para somar outros vários esforços que tem esse objetivo”, avaliou.

A equipe de tutores que irá atuar nessa região já possui experiência de trabalho nos municípios através dos projetos de extensão e de algumas disciplinas da universidade. “Acredito que os profissionais conseguirão vencer os desafios, principalmente, por já estarem em contato com essas comunidades”, acrescentou.

A implantação do Plano Diretor é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG), universidades parceiras e GRS.
Fonte: Minas em Pauta

Nenhum comentário: